Processos de Inteligência
Diz-se que o sucesso é para quem “vê” antes, “vê” melhor e “vê” mais longe, porém para descortinar aspectos ocultos a visão não tem eficácia, pois estes somente são percebidos, sondados, sentidos, perscrutados por mecanismos de inteligência.
Estas necessidades ao se tornam rotineiras são transformadas em processos que se caracterizam pela obtenção, análise e tratamento de informações de forma astuciosa e sigilosa (considerando aspectos éticos) sobre objetos, eventos, indivíduos ou instituições em aspectos que não estão explícitos ou declarados e que se deseje perseguir, investigar, descobrir, conhecer, desmascarar, etc. seus comportamentos (atuação, tendências, necessidades, interesses, preferências, desejos) para que se possa ter uma abordagem assertiva sobre os mesmos, sendo importante definir o ente objeto do interesse, o escopo, a freqüência e técnica da pesquisa.
Estes processos ocorrem em qualquer atividade humana: na vida pessoal, empresarial, policial-militar, político-governamental, etc. Particularmente, aqui interessa-nos os processos de inteligência empresarial – os que dizem respeito aos clientes, concorrentes, fornecedores, fatores ambientais (político-econômico, social, cultural, etc.).
Uma precaução constante nos processos de inteligência é que eles se apresentem invisíveis para o ente sondado e assim deve ser, pois de outra forma o objeto da pesquisa pode assumir formas distorcidas ou mascaradas tornando os resultados inadequados aos interesses do observador.
Os principais processos de inteligência nas organizações:
- No Marketing – identificação e satisfação das necessidades e desejos das clientelas-alvo e de outras demandas não atendidas pela empresa ou de novos mercados.
- Em P&D - pesquisa e internalização de novas tecnologias, materiais, metodologias.
- Em Vendas – prospecção de clientes potenciais e monitoramento dos concorrentes.
- Na Administração Estratégica – pesquisa e monitoramento dos fatores ambientais que influenciam o mercado (econômicos, sociais, demográficos, culturais...) para criação dos cenários futuros e estabelecimento de estratégias.
- Em Compras – pesquisa e monitoramento do segmento fornecedor (preço, qualidade, desempenho, etc.)
- Na Alta-administração – pesquisa e identificação de parceiros para formação de alianças incrementando a rede de negócios e novos mercados de atuação.
- Em Recrutamento e Seleção – pesquisa e identificação de talentos profissionais no mercado de trabalho.
- Na Gestão de Pessoal – pesquisa do clima organizacional e das demandas dos colaboradores internos (benefícios, incentivos e desenvolvimento).
Relacionados os principais processos de inteligência da organização, percebemos que eles ocorrem nas inúmeras áreas da organização de forma variada, com objetivos particulares, temporalidade próprias e busca de resultados específicos. Excepcionalmente, alguns processos podem ocorrer em outras áreas da empresa que não nas definidas acima, dependendo da estrutura organizacional.
As metas e resultados decorrentes dos processos de inteligência devem ser monitorados pela direção da empresa e sua eficácia cobrada de maneira sistemática, pois para se estar um passo a frente da concorrência em tecnologia e portfolio de produtos / serviços é necessário descortinar o ambiente empresarial.
Naturalmente os processos de inteligência são acompanhados de processos de outras naturezas que acontecem concomitantemente (comunicação, comercialização, integração, etc.) e que trarão a sinergia para a organização, sobre os quais falaremos em artigos vindouros.
XIMMVII
Autor: Wagner Herrera
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