A formulação da estratégia financeira nas empresas de construção civil localizadas em Curitiba - Pr.



RESUMO: O objetivo deste estudo foi verificar como se dá a formulação das estratégias financeiras nas empresas do ramo de construção civil localizadas na cidade de Curitiba – Pr, utilizando, como base teórica, a abordagem de Jonhson e Scholes (1997). A pesquisa abrange o período entre os anos de 2000 a 2004 e a amostra constitui-se de dez empresas, divididas em três grupos, de acordo com o critério de classificação adotado pelo SEBRAE quanto ao número de funcionários: duas pequenas empresas (1 a 19 funcionários), seis empresas de médio porte (20 a 99 funcionários) e duas grandes empresas (acima de 100 funcionários). Todas elas atuam no mercado, no mínimo, desde o ano 2000, e possuem alguns critérios objetivos de decisão com relação à política de investimentos, concessão de crédito e cobrança. A coleta dos dados realizou-se por meio de entrevistas abertas com os seus gestores financeiros, sendo que as respostas foram analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o processo de formulação estratégica encontrado com maior freqüência entre as empresas integrantes da amostra trata-se do processo visionário ou empreendedor, pois suas características são preponderantes em 60% dos casos analisados. Também foi possível concluir, levando em consideração a percepção dos entrevistados, que as características políticas e culturais são as que menos influenciam o processo de tomada de decisão financeira neste setor.
Autor: Rodrigo Camloffski


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