Meios De Comunicação De Massa, Indústria Cultural E Cinema



O Objeto empírico desse trabalho é o cinema, por ser um meio de comunicação de massa é elaborado á um grande publico anônimo e sem organização forte, sendo exemplo importante da "Indústria Cultural", envolvendo investimentos monetários altíssimos tanto em marketing quanto em exibição.

A principal questão que envolve o cinema é se podemos considerar arte a estética produzida por esse meio de comunicação. As divergências marcam o assunto, pois se o considerarmos arte, teremos infinitos exemplos cinematográficos que discordam da afirmação anterior, pois carregam ideologias, têm uma estética deteriorada, com informação redundante e unilateral (a informação segue apenas um sentido do processo comunicativo, o receptor apenas recebe a mensagem sem contestá-la). No entanto, não podemos enquadrar, por exemplo, "Tempos Modernos" de Charles Chaplin fora da noção de arte.

Mas, então, qual critério deve-se usar para definir uma produção cinematográfica como arte? Analisaremos o contexto histórico e social do cinema hoje e em seu surgimento, estudando aspectos dos meios de comunicação de massa abordados pela Escola Americana e de Frankfurt. O principal objetivo do trabalho não é atribuir ou não uma noção artística ao cinema, mas entender porque há tantas divergências sobre o assunto.


Autor: Fabiana Freitas


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