Midiatização Do Mundo - Second Life



A Internet é o carro chefe da midiatizaçao e desenvolvimento tecnológico representados nos anos 90. A Internet foi uma ferramenta tão forte que veio destroçando todos os tabus e paradigmas que cercava as revoluções tecnológicas do final do século. Ela revolucionou também a maneira em que as culturas e a sociedade se relacionam umas com as outras, ou seja, a interação social, os parâmetros pré-moldados de antes foram quebrados, padrões sociais e de comunicação foram mudados. Além do mais, a Internet uniu os quatro cantos do mundo, rompendo fronteiras.Tal união auxiliou a sociedade a tornar muito mais crítica e "responsável", sempre opinando e participando, por ter então um maior acesso e mais prático à troca de idéias. Por um outro lado, a midiatizaçao da sociedade, trouxe alienação, isolamento sociocultural e o "colonialismo" sociodigital para alguns membros da nova sociedade, que por inúmeros motivos não têm acesso à essa nova era digital.

A midiatização, a facilidade de ser aquilo que realmente não é pela Internet, faz com que as pessoas percam um pouco do valor sentimental, percam o contato físico, as relações mais pessoais, pois passa a ser muito mais fácil não precisar de contar verdades olhando nos olhos, encarando as pessoas.

Portanto a Internet é o pivô da nova modernidade cultural e social em que vivemos neste novo século, onde novas identidades se formam, ou se fundem com individualidades arcaicas, está aí a nova era da comunicação social e interação social.

Um ponto que explica o sucesso da Internet na sociedade é a sua democracia. Na "net" tem "lugar" para todos os gostos, ideologias, opiniões, culturas e etc.E as pessoas podem até mesmo expressar aquilo que elas não teriam coragem de dizer em público. A Internet facilita às pessoas a exporem suas idéias e expressarem seus pensamentos de maneira a não se sentirem ofendidas pois há várias maneiras de fazer isso, sem que realmente se identifique, porém, estará expondo aquilo que realmente lhe agrada.
Pode se expressar da maneira que lhe for conveniente, e as pessoas que pensam de modo igual simpatizam com a mesma idéia irão formar um grupo, e este será sua "SECOND" sociedade e identidade, e cabendo as outras "sociedades" e identidades.

Um setor que esta muito feliz com a prosperidade da sociedade midiatizada é o capitalismo.

A Internet e o próprio 'Second Life' são "simpatizantes" do capitalismo, a Internet se tornou uma nova área de investimento para o capital e os capitalistas, como podemos ver no jogo 'Second Life', nosso objeto de pesquisa deste trabalho. Vários bancos como, por exemplo, o Citibank, já aderiram à nova sensação do momento, que foi o primeiro banco a abrir uma agência virtual dentro do universo tridimensional. Outra empresa brasileira a Sundown fabricante de motos do Brasil, já abriu uma concessionária de veículos dentro do jogo, onde os "avatares" podem comprar seus produtos virtuais semelhantes aos produzidos no Brasil, uma forma excelente de divulgar e difundir a marca no mercado.


Autor: Fabiana Freitas


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