MONOSSILABIANOS



A divulgação de notícias pelos meios de comunicação em geral, tem como característica básica a transmissão de informações incompletas.
Não tendo tempo nem espaço para informar na íntegra, esses meios, recortam os fatos no sentido de fazer com que o leitor tenha contato com o essencial de cada notícia.
Isso impede que a opinião pública obtenha todo conhecimento necessário para formar suas próprias opiniões e idéias.
Desta forma, temos que ter acesso a grande quantidade de informações sobre um mesmo fato, para só assim, agrupar os cacos e formar o quebra-cabeça.
Neste sentido, o que nos cabe, enfim, é filtrar cada mínima informação, cada pequeno detalhe para que ao descartar a borras das opiniões, consigamos dar um parecer individual e original.
O hábito da leitura deve ser encarado como um outro habito qualquer. Precisa ser treinado como se treinam os músculos em uma academia ou como uma língua estrangeira em escolas especializadas.
Desta forma, quanto mais cedo a criança for introduzida no fantástico mundo da leitura, inicialmente com contos de fadas ou os famosos gibis, maior facilidade ela terá, ao atingir uma certa idade, na sua forma de expressão e comunicação.
A leitura, além de estimular a imaginação, treina ainda a concentração, a escrita, a fala e, no limite, determina o nível de instrução e informação de uma pessoa.
A cultura, em seu significado mais amplo, diz respeito aos modos de ser, agir e pensar de um dado povo, que é construído ao logo do tempo. Logo, o povo brasileiro é culturalmente um não-leitor, sem generalizações.
Não é porque os níveis de analfabetos vêm caindo em nosso país, que podemos dizer que somos um povo com hábito de leitura.
Acabar com o analfabetismo pode ser um caminho para o crescimento do número de leitores, mas não é regra.
Em nossa cidade mesmo encontramos diversos exemplos do fato em questão. Diversos livros são publicados todo ano por sanjoanenses.
O que faz a diferença é quando cidadãos de uma cidade dão o devido valor a livros, quadros, músicas, ou seja, qualquer forma de expressão cultural de uma outra pessoa da mesma cidade ou região.
Com a proliferação da Internet, os livros estão virando peças de museus. As pesquisas escolares foram agilizadas e recheadas de novas informações com o advento da rede mundial de computadores.
Juntamente com todos esses benefícios da modernidade, o individualismo, considerado por muitos o mal do século, alcançou quase toda camada popular. Não há mais necessidade de sair de casa. Movimentações bancárias, compras, bate-papo, pesquisa, enfim, uma infinidade quase irrecusável de confortos.
Mas, onde está o atrativo em se trancar em um quarto?
E o prazer de folhear um bom livro, conversar com os amigos em um lugar agradável, ou seja, exercer a liberdade que tanto nossos antepassados guerrearam pelo direito de ir e vir?
Neste momento é preciso que nos inteiremos dos mais diversos assuntos e questões, para que num futuro próximo não nos queixemos de que nossos filhos se transformem em seres monossilábicos.
Autor: Rafael Lucas Santos Valin


Artigos Relacionados


Leitura: Um Hábito A Ser Adquirido

Leitura Em ConstruÇÃo:formando Leitores AtravÉs Doa Livros.

O Prazer De Ler

Por Que As Pessoas Têm Dificuldade Na Escrita?

Ler Para Escrever Bem

Projeto De Leitura - Ler: Uma Viagem A Muitos Mundos

"livros A Mancheia E Manda O Povo Pensar"