ASSIM DIZIA MEU AVÔ



“É... os tempos mudaram, na minha época podíamos andar nas ruas sem nenhuma preocupação”. Quem é que nunca escutou seu avô dizer essa frase com pesar nos olhos seguido por uma centena de comparações saudosistas. Como ele, muitas pessoas sentem saudades dos velhos tempos e buscam reviver antigos modos de ser e agir.
Com a Revolução Industrial, tudo se tornou mercadoria. Fragilmente construídos, os produtos originados desta revolução se transformaram em verdadeiros amontoados recicláveis, o que de certa forma impulsiona o consumismo por produtos tecnologicamente evoluídos. Assim, a modernidade possui faces, ora favoráveis, ora desfavoráveis à qualidade de vida da população em geral.
A medicina alcançou patamares de desenvolvimento inimagináveis há alguns anos atrás; os meios de comunicação encurtaram distâncias levando informações a lugares cada vez mais distantes em alguns segundos; a tecnologia voltada para a produção industrial acelera a níveis espantosos; a pesquisa científico-intelectual analisa, projeta e publica como nunca se viu, mas, de fato os tempos são outros.
Esse mesmo avanço científico/tecnológico que beneficia milhões de pessoas nas áreas da saúde, educação e moradia, por exemplo, provoca direta e indiretamente ações altamente agressivas ao bem estar de qualquer indivíduo.
Com a intensa mecanização do campo e conseqüente êxodo rural, as cidades sofrem inchaços populacionais; as indústrias cada vez mais robotizadas e especializadas, criam uma massa de desempregados que, em busca de sobrevivência, com algumas exceções, cometem crimes e roubam, o que constitui talvez, um dos principais elementos causadores da violência urbana, principal queixa de nossos avós.
De fato os dias são outros, mas o interessante é que cada tempo possui sua graça e beleza, basta que deixemos o caos de lado apenas por alguns minutos.
Autor: Rafael Lucas Santos Valin


Artigos Relacionados


Comunicação E Educação

A ImportÂncia Das Novas Tecnologias Na EducaÇÃo

Acidentes De Trabalho E Doenças Ocupacionais: Expressões Da Questão Social

As Transformações No Trabalho: Da Mão-de-obra Ao Capital Humano

Soluções Para O Setor Rural Trazem Eficiência E Integração

Crises Urbanas

De Que Forma O Desenvolvimento Tecnológico Vem Provocando Uma Dicotomia: Exclusão Social E Inclusão Digital ?