Metas



Na colação de grau de minha filha Gabriela, em Dezembro/07, um dos professores homenageados, dirigindo-se aos jovens formandos disse a seguinte frase, atribuindo-a a um outro autor cujo nome não me lembro:

“Não é mais possível mudar o começo, mas é possível mudar o final da nossa história”.

Ele estimulava os jovens formandos a buscarem os seus sonhos, a fazerem metas e concretizar seus sonhos e metas.

No livro, ensinamentos de Gordon B. Hinckley, extraí as seguintes citações:
“A pedra no sapato de minha professora do primeiro ano, era meu amigo Lowie. Ele tinha o que os psicólogos de hoje chamariam de algum tipo de fixação obsessiva. Ele sentava-se na sala de aula e mastigava a gravata até ficar molhada e desfiada.
A professora repreendia-o.
Lowie posteriormente se tornou um homen de posses e eu aprendi a nunca substimar o potencial de um menino para ter êxito na vida, mesmo quando ele mastiga gravatas” (some lessons I learned as a boy, Ensign, may 1993 p. 53).

“O principal trabalho do mundo não é feito por gênios. É feito por pessoas comuns, com a vida equilibrada, que aprenderam a trabalhar de modo extraordinário”. (our fading civility – BYU commencement adress, april 25, 1996).

Muito se tem dito e escrito sobre metas e objetivos. Dentro das grandes e pequenas organizações empresariais, metas são traçadas com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Medidas de desempenho são estabelecidas de tal forma a atingir metas e objetivos mais elevados, estas organizações enpresariais procuram estabelecer hoje como estarão nos próximos cinco ou dez anos e quais os investimentos deverão ser aplicados para alcançar estas metas. Muitas pessoas são envolvidas neste processo, muitos recursos financeiros e tempo são dispendidos para se ter com um certo grau de certeza, onde estes empreendimentos estarão nos próximos anos. Estas organizações acompanham periodicamente se suas metas e objetivos estão sendo alcançados, se seus objetivos são atingidos e corrigem o rumo quando há indícios de que estas não serão alcançadas.

Na nossa vida pessoal, se quizermos ter êxito, não podemos ser diferentes das organizações empresariais, grandes líderes tem nos instruído sobre esta necessidade.

“Fixe Metas:
Se voce não determinar sua vida, as circunstancias irão determiná-la para você. Você tem que trabalhar, sacrificar-se, investir e persistir para obter os resultados que você quer. Escolha-as bem. Você não pode iniciar seu planejamento até saber onde quer ir.
Escreva suas metas. Somente três por cento das pessoas tem escrito suas metas e somente um por cento revisam o que escreveram diariamente em suas metas, seja a elite de um por cento. Visualize as suas metas sempre. Metas são sonhos com datas marcadas. Você somente se tornará tão grande e tão feliz tal qual as metas que você escolher.” (extraído do site American Success Institute e traduzido por José Carlos Ferim).

A experiência a seguir, vivida por Élder Joseph B. Wirthlim, (Liahona maio/2007 – Pág. 45 e 46), ilustram bem a importancia de se ter planos e metas e, principalmente, não perder o foco, diz ele:
“Nunca me esquecerei de um jogo de futebol americano, contra uma escola rival. Eu jogava no ataque e minha tarefa era bloquear o defensor da outra equipe ou tentar ficar livre para que o lançador pudesse arremessar para mim.
A razão de eu me lembrar tão bem daquele jogo em particular é que o sujeito do outro lado da linha – o jogador que eu devia bloquear – era um gigante.
Eu não era exatamente o atleta mais alto do mundo. Mas acho que o outro sujeito talvez fosse. Lembro-me de ter olhado para ele, e achei que tinha o dobro do meu tamanho. Não se esqueçam de que, quando eu jogava, não tinhamos o equipamento de proteção que os jogadores usam hoje. Meu capacete era de couro e não tinha proteção para o rosto.
Quanto mais eu pensava na situação, mais me dava conta de que se eu deixasse ele me pegar, teria de torcer pela minha equipe, durante todo o restante da temporada, do leito de um hospital.
Por sorte, eu era ligeiro, e durante a maior parte do primeiro tempo, consegui evitá-lo.
Exceto numa jogada.
Nosso lançador atrasou a bola para fazer o passe. Eu estava livre. Ele jogou a bola, e ela veio na minha direção.
O único problema era que eu estava ouvindo alguém que chegava correndo pesadamente atrás de mim. Num momento de lucidez, percebi que, se eu pegasse a bola, muito provavelmente passaria a ser alimentado por um tubo. Mas a bola estava vindo em minha direção e minha equipe dependia de mim. Portanto, estiquei-me para alcançar a bola e – no último instante – olhei para cima.
E lá estava ele.
Lembro-me da bola ao alcance de minhas mãos. Lembro-me de ter-me esforçado para segurá-la. Lembro-me do som da bola batendo na grama. Depois disso, não tenho certeza do que ocorreu, porque o gigante me atingiu com tanta força, que fiquei sem saber em que planeta estava. A única coisa de que me lembro a seguir foi uma voz grave em meio a uma visão turva, dizendo: “Bem feito. Quem mandou estar no time errado.”
Willian McKinley Oswald era meu técnico na equipe de futebol americano do curso médio. Ele era um ótimo técnico e teve grande influencia em minha vida. Mas acho que ele deve ter aprendido seus métodos de motivar os jogadores com algum sargento do exercíto.
Naquele dia, em suas instruções no intervalo do jogo, o técnico Oswald lembrou a equipe inteira do passe que eu deixei cair. Depois, apontou bem para mim e disse: “Como é que voce foi fazer uma coisa dessas”
Ele não estava falando com uma voz mansa e delicada.
“Quero saber o que fez voce derrubar aquela bola”
Gaguejei por um instante e, por fim, decidi contar a verdade. “TIREI OS OLHOS DA BOLA”, disse eu.
O técnico olhou para mim e disse: Isso mesmo, voce tirou os olhos da bola. Não faça isto de novo. Esse tipo de erro faz a equipe perder o jogo”

Conheci muitos homens e mulheres excelentes. Embora tivessem diferentes formações, talentos e pontos de vista, todos tinham em comum o seguinte: Trabalhavam diligente e persistentemente para alcançar suas metas. É fácil distrair-se e deixar de concentrar-se nas coisas mais importantes da vida. Tentei lembrar-me sempre sempre das lições que aprendi com meu técnico e dar prioridade aos valores que considero essenciais, para manter os olhos fitos nas coisas de real importância.

Determinem onde estão e o que precisam fazer para ser o tipo de pessoa que desejam ser. Criem metas inspiradoras, nobres e justas que inflamem sua imaginação e suscitem entusiasmo em seu coração e, depois, não tirem os olhos delas, trabalhem continuamente para alcança-las.

Em outras palavras, NUNCA TIREM OS OLHOS DA BOLA”.
Estabeleçam metas para as diversas áreas de nossas vidas:
a. Espiritual,
b. Física,
c. Educacional, Pessoal e Profissional,
d. Desenvolvimento Comunitário e Social.

Élder Thomas S. Monson, declarou:
“Onde se coloca enfase, obtem-se resultado”

Estabelecer metas e buscar alcançá-las, é um desafio que nos compete enfentar, para realizar-mos os nossos sonhos.
Autor: Augusto Luiz de Almeida


Artigos Relacionados


Manual Para Novos Gerentes: Trabalhando A Adaptabilidade - Parte 1

Objetivos, Metas E Estratégias

A Importância Das Metas

A Importancia De Metas Claras.

Você Tem Metas?

Como Estabelecer Metas?

Como Alcançar Seus Objetivos