POR QUE DAR ATENÇÃO À COMUNICAÇÃO CORPORATIVA?



Por que o relacionamento com a mídia é importante?

Como aconteceu em outros países do mundo, o processo democrático, torna a sociedade mais exigente.

O grande ouvidor de uma sociedade, atualmente é o jornalista.

Independente do meio a que pertença, ou seja, jornal, revista, rádio, televisão ou internet, este profissional exerce uma forte influência sobre a opinião pública e a comunidade empresarial.

Compreender que os jornalistas são muito exigentes, trabalham com prazos curtos e quando solicitam dados precisam de respostas rápidas, precisas e consistentes, sob pena de publicarem informações incompletas e até mesmo incorretas, é fundamental no processo de trabalho.

E adequar estas solicitações com o trabalho dos profissionais de uma empresa pública, privada ou organização-não-governamental, é a complexidade do dia-a-dia.

Mas, que notícias publicam os jornais, revistas e outros meios de comunicação sobre a sua empresa? Como os jornalistas obtêm da empresa as informações para as reportagens? Afinal, que tipo de imagem a imprensa faz da sua empresa?

A boa exposição de uma empresa na mídia depende da maneira como essas questões são tratadas.

É justamente para dar ainda mais qualidade a esse trabalho e estreitar o relacionamento de uma empresa com a imprensa, que muitas organizações contratam jornalistas ou uma assessoria de imprensa ou assessoria de comunicação para gerenciar este relacionamento.

O crescimento e a atuação mais agressiva das empresas, especialmente nas diferentes cidades, nos diferentes estados brasileiros, ou até mesmo em outras regiões da América do Sul, América Latina, entre outros continentes, são desafios cada vez maiores para o desenvolvimento e a coordenação da comunicação externa.

O desafio para o profissional de comunicação corporativa é o de aumentar a visibilidade da empresa no mercado, através de um maior relacionamento com jornalistas onde a empresa tem presença e escritórios. Ou seja, contribuir para melhorar cada vez mais o processo de atendimento à imprensa.

Especialmente quando uma empresa passa importantes mudanças na organização, quer na matriz, na América Latina ou no Brasil.

Qual o desafio mais imediato?

Quando empresa internacional, conciliar a estratégia da corporação as práticas de cada um dos países. Certamente o pensamento de um jornalista brasileiro é diferente de um jornalista mexicano. Embora os dois estejam à procura de novas e boas estórias para seus leitores.

Quando empresa nacional, conciliar a estratégia da matriz as práticas de seus escritórios ou representantes regionais.

E onde tudo começa?

Em um plano de comunicação, que contemple a organização da comunicação externa, sem esquecer as ações de responsabilidade social, programas sobre tecnologia, novos contratos, os novos produtos, serviços e outros importantes acontecimentos, alinhado à estratégia empresarial da empresa.
Autor: Alfredo Passos


Artigos Relacionados


A Importância Do Marketing De Consumidor

Entrevista Com O Prof. Luiz Gonzaga, Relações Públicas, Sobre O Mercado De Trabalho Das Profissões Da área De Comunicação Social Em Alagoas Concedida Ao Jornalista E Relações Públicas Roberto Ramalho.

A Importância Do Planejamento De Comunicação Para O Trabalho Da Assessoria

Crm Não é Puramente A Utilização Sensata De Ti, Mas Uma Questão De Rh

O Marketing De Relacionamento Como Estratégia Empresarial

Como Alavancar As Vendas De Sua Empresa

A Gestão Da Comunicação Nas Organizações