Momentos de epifania



Eureka! Descobri algo que estava oculto!
De repente acontece um momento único, onde a revelação súbita surge proporcionando uma compreensão profunda das verdades.
Muitas pessoas, ao longo da história, já viveram a mesma experiência. Acredito que todos nós tenhamos momentos assim em determinadas fases de nossas vidas.
Diversos personagens históricos, na maioria líderes religiosos, filósofos, escritores e cientistas, já experimentaram momentos epifânicos.

Clarice Lispector, por exemplo, revolucionou quando deixou de viver sua “vidinha medíocre” e se revelou como mulher ousada e inteligente. Há quem diga que teve um surto lésbico-literário, algo que causou estranheza e surpreendeu a crítica de sua época, com seus escritos de caráter existencial, completamente inovadores.

O cientista Arquimedes, na antiguidade, deixou sua marca registrada na História, ao gritar "Eureka! Eureka!" ("Encontrei! Encontrei!").
Feliz ao formular a lei do empuxo, dizem que teria saído nu à rua, gritando “eureka” depois de um momento epifânico.

Outro caso muito interessante, inclusive, ocorre no The Simpsons Movie ou Simpsons o Filme, lançado em julho de 2007. O personagem Homer Simpson tem uma visão do seu corpo sendo despedaçado por árvores com braços e garras; passa a compreender então suas responsabilidades e deveres para com sua família e sua cidade, Springfield. Neste momento percebe que deve salvar Springfield da aniquilação. Aliás, o filme todo é epifânico, pois chama a atenção para os problemas ambientais do século XXI, além de causar um efeito catártico no espectador. O autor aperfeiçoa os papéis de cada uma das personagens, mudando comportamentos e resgatando valores familiares. Bem diferente da série feita para a TV.

Esta súbita sensação de realização, ou compreensão da essência ou do significado de algo, nos dá a sensação de que encontramos a última peça que faltava no quebra-cabeça. Dependendo do contexto em que se está inserido, as máscaras caem, e você consegue ver as pessoas como realmente são.

Talvez você esteja pensando que um momento de epifania seja algo espiritual; sim, também, pois alguns filósofos consideram um pensamento inspirador, de uma natureza quase sobrenatural. Epifania também possui o significado de manifestação ou aparição divina.
Eu já experimentei dois momentos de epifania, quando tive a oportunidade de modificar situações e transformar minha vida completamente. Meus alunos, quando desafiados, também experimentam e, sem dúvida, compreendem como é muito melhor viver sem ilusões.
Autor: Débora Martins


Artigos Relacionados


Análise Semiótica De Felicidade Clandestina De Clarice Lispector

Único Amor

Sentimento De Inadequação

Procurei

A Fuga

Quarto E Quinto Capítulo Do Meu Livro, Amor, Romance Ou Traição?

Se Você Pensa Que Conhece A Solidão, Está Enganado!