A tecnologia do monitor LCD



Display de Cristal Líquido ou monitor LCD é um dispositivo fino e liso para visualização. É feito por um grande número de pixels coloridos ou monocromáticos que são exibidos como se fossem uma fonte de luz ou um refletor. Ele utiliza pouca quantidade de eletricidade e é usado com freqüência em dispositivos eletrônicos. A tecnologia usada é muito diferente da tecnologia CRT (tubo analógico de imagem) que é utilizada por muitos fabricantes de monitores desktop. A tecnologia LCD foi usada apenas em notebooks por muito tempo. Apenas recentemente eles ofereceram uma alternativa para os monitores CRT. Eles ocupam bem menos espaço e são mais leves do que os tradicionais monitores CRT. Porém eles são bem mais caros.

Cada pixel do display LCD tem uma camada de moléculas alinhadas entre dois eletrodos que são transparentes e dois filtros polarizadores. Pelo fato de não haver cristal líquido entre os filtros alinhados e polarizados, a luz que passa pelo primeiro filtro será bloqueada pelo segundo polarizador. A superfície que está em contato com o cristal é tratada para alinhar-se em uma direção em particular. A direção do alinhamento é definida pela direção da fricção.

A definição em termos de tamanho horizontal e vertical em pixels, é baseada pelo melhor efeito de display. Esta é uma das características que diferencia os monitores LCD dos demais. Dot Pitch é definido como sendo a distância entre dois pixels adjacentes. É o mínimo para uma imagem mais bem definida. Cada pixel é dividido em três células ou sub pixels. Estes têm a cor vermelha, verde e azul. Cada sub pixel pode ser controlado independentemente por milhões de combinações de cores. Os monitores CRT mais antigos, usam fósforo para a estrutura secundária do pixel. O feixe de elétron analógico não consegue bater o pixel secundário exato.

Os componentes da cor podem se apresentar em várias formas geométricas, dependendo de como o monitor vai ser usado. Se o software que está sendo usado conhecer a geometria, ele pode ser usado para aumentar o número aparente de pixels usando a rendição secundária do pixel. Este tipo de técnica é usado freqüentemente no texto anti-aliasing. Os LCDs que são usados em relógios digitais e calculadoras têm contatos separados para cada segmento. De modo que um circuito dedicado externo carrega cada segmento individualmente. Isto não é possível se o número de elementos aumenta.

Pequenos displays monocromáticos como os que são usados em organizadores pessoais ou em laptops mais antigos, têm matriz passiva como estrutura e empregam a tecnologia twisted nematic ou double layer STN. Aqui, cada fileira ou cada coluna tem um único circuito elétrico e os pixels daqui são endereçados de acordo com as fileiras e as colunas. Mas, como o número de pixels aumenta, a resposta diminui e a técnica já não permanece praticável.

Os displays coloridos usados em modernos monitores e televisores LCD usam a estrutura da matriz ativa. Uma disposição dos transistores de película fina (TFT) é adicionada. O display da matriz ativa aparenta ter mais brilho e mais nítido do que o display da matriz passiva do mesmo tamanho e tem um melhor tempo de resposta.

A tecnologia do LCD tem alguns inconvenientes também. A definição de um monitor CRT pode ser modificada sem a introdução de qualquer artefato novo. Mas os LCDs podem produzir apenas sua definição nativa e as resoluções não nativas podem ser conseguidas por scaling. Os pixels pretos dos LCDs são na realidade cinzentos por causa da presença de uma fonte luminosa.

Isto conduz a uma baixa relação de contraste quando comparados com os CRTs. Os LCDs com componentes baratos não conseguem mostrar tantas cores de plasma se comparados aos CRTs. Também, o display LCD tem uma resposta de tempo mais demorada quando comparada aos concorrentes de PLASMA ou CRT. O atraso da entrada também está presente e o ângulo de visão é limitado. Apesar destas limitações, o display LCD está rapidamente ganhando popularidade por causa das múltiplas vantagens sobre os seus concorrentes.

Este artigo também pode ser acessado através da seção de Artigos da página www.polomercantil.com.br/monitor-lcd.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Tv Lcd - Fenômeno De Entretenimento Com Alta Tecnologia

Tv Lcd - Fenômeno De Entretenimento Com Alta Tecnologia

Tv Lcd - A última Novidade Em Televisão

Dicas De Como Comprar Uma Tv Slim

A Tecnologia Do Display De Cristal Líquido

Tv Lcd - A última Novidade Em Televisão

Dicas De Como Comprar Uma Tv Slim