Plano de Vôo - Regras de ouro para uma trajetória de Sucesso!



PLANO DE VÔO – REGRAS DE OURO PARA UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Quando embarcamos em um avião, raramente nos questionamos ou temos ciência de todos os procedimentos que são necessários para que a aeronave venha a alçar um vôo seguro e conquiste o seu objetivo com tranqüilidade. Inspeções periódicas, check-lists pré e pós vôo, plano de rotas, aferições e uma série de ações predefinidas e de suma importância que são determinantes para o sucesso da operação.

Ao embarcar no ambiente profissional, ao iniciar uma carreira são raras as pessoas que desenvolvem “procedimentos” para um vôo tranqüilo e de sucesso. Isso acontece principalmente porquê a questão “plano/planejamento” não é vista com a devida seriedade e acaba negligenciada ao longo da vida pessoal e profissional. Além disso, muitas pessoas não sabem por onde começar seus planos, o que incluir no projeto, o que fazer e como fazer para alcançar suas metas dentro das organizações.

Existem algumas regras de ouro que são decisivas para que este “vôo” tenha o mínimo de turbulência possível. Faça seu check-list e verifique o que há para desenvolver ou melhorar:

Networking – Relacionamento é chave. Avaliar a sua rede, sua real efetividade, extensão, fluência e solidez compõem uma importante regra a ser considerada. Aproveite momentos de integração e interaja. Faça-se presente, disponibilize-se e capture informações. O relacionamento estratégico deve ser incluído em seu plano de vôo e deve ser mensurado periodicamente para que você não fique com uma rede defasada e sem referenciais naquela próxima reunião almoço com um cliente. O ideal de networking é que em seus contatos você possa pensar/dizer algo do tipo “Ótimo conhecermos tantas pessoas em comum, esse mundo é pequeno mesmo”.

Vitrine – Você já comeu alguma vez ovo de perua? Pois essa é a diferença da galinha. Quando ela coloca ovos sai avisando o que fez e o que faz. Se você não contar, não expor as suas potencialidades, não demonstrar a sua capacidade, raramente alguém saberá do que você é capaz. Ressalte seus pontos fortes e desenvolva sua iniciativa para estar em evidência. Há um universo de oportunidades ao redor das pessoas, mas nem todas as enxergam como tal. Assuma novas responsabilidades.

Lateralidade – Em muitas empresas encontramos verdadeiros feudos ou trincheiras que prejudicam a sinergia organizacional. Falar a mesma língua é muito importante, mas como saber qual é o idioma se não compreendemos os diferentes universos (leia-se áreas) da empresa. Adquira conhecimentos sobre a realidade dos diferentes postos de trabalho que compõe a sua empresa. Saiba como pensam e o que fazem cada um destes universos para que no futuro você possa seguir uma trajetória vertical (promoção) com maior propriedade.

Raio-X – Se você precisasse fazer um anúncio classificado de você mesmo, como isso seria? Autoconhecimento é um ponto importantíssimo neste check-list. Avalie-se de maneira consciente e mapeie seus diferenciais e competências. Classifique-os e desenvolva um plano de melhorias para não ser pego de surpresa com as constantes mudanças de cenários e necessidades que o mercado impõe.

Lugar Comum – Fuja dele! Ser pontual, honesto, bem apresentável é premissa básica. Isso não serve há muito tempo como diferencial. Se você não sabe falar em público, busque um treinamento sobre isso. Se você tem dificuldades em cumprir prazos, pratique a administração do seu tempo. Se você quer um resultado diferente, faça algo diferente.

Inovatividade – Já ouviu falar disso? Muito se fala em inovação e criatividade, mas a grande verdade é que para atingir um alto índice de desempenho nestes dois motes, ambos precisam ser desenvolvidos em conjunto. Nem tudo que se inova é feito com criatividade, assim como nem tudo que se cria é inovador. O importante é manter a mente aberta, desenvolver suas percepções e buscar constantemente diferentes soluções para um mesmo problema. Esse grande desafio depende da próxima regra...

Ambiente Favorável – Encontre, crie e/ou desenvolva um ambiente favorável para que seu plano evolutivo aconteça. Empresas estagnadas oferecem poucas chances de sucesso, empresas em “movimento” podem ser um ótimo local para a sua decolagem. As organizações que investem no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, certamente são as mais promissoras para o seu plano de vôo dar certo.

Uma ótima viagem e muito sucesso!
Autor: Márcio Campos Nobre


Artigos Relacionados


Marketing Pessoal Em Sua Vida

Razões Para Iniciar Agora Seu Marketing Pessoal

Marketing Pessoal Para Profissionais Liberais

Seja Generoso!

16 Dicas De Networking Ou Rede De Relacionamentos

Marketing Pessoal - A Gestão De Carreira Deve Iniciar Na Universidade

Razões Para Iniciar Agora Seu Marketing Pessoal