Persuasão



"Persuasão é a arte de conseguir que as pessoas façam tudo o que você quer que elas façam, e que ainda gostem disso". Esta frase célebre do ex-presidente americano Eisenhower reflete uma das habilidades mais necessárias e importantes do mundo profissional, empresarial e por que não, das vendas.

O poder de persuasão pode te ajudar a conseguir tudo o que você quer, mais rápido do que qualquer outra pessoa. Esta é a força que, se bem utilizada, permite que você desenvolva qualquer outra de suas habilidades em seu nível máximo. Esta é a ferramenta mais valiosa para conquistar o respeito e a admiração de seus colegas de trabalho, seus chefes, amigos e principalmente de seus clientes.

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aqueles que persuadem e aqueles que são persuadidos. Acredite, necessariamente você se encaixa em um destes grupos; não existe meio termo. Claro que em alguns momentos de nossas vidas podemos exercer um ou outro papel, mas quanto mais tempo você passa no grupo que determina a ação das outras pessoas, mais bem sucedido você será em sua vida.

Felizmente, a persuasão não é algo nato, mas sim uma habilidade a ser desenvolvida. Assim como aprendemos a dirigir, podemos aprender a persuadir. Todos os iniciantes na direção eventualmente arranham a marcha, deixam o carro morrer e fazem algumas outras barbeiragens. Tudo isso até que a nova habilidade seja algo natural, no qual nem paramos para pensar.

Se você se decidir a aprender a arte da persuasão, você também vai fazer as suas barbeiragens no início, contudo, após alguma prática, você será persuasivo sem nem mesmo fazer força.

O primeiro passo para a boa persuasão é o poder. Imagine que você parou seu carro em uma área de estacionamento proibido, e está ciente disso. Um transeunte o aborda e solicita que você desocupe o local. Sua reação será dizer: "é rapidinho!", ou então simplesmente ignorar. Agora vamos dizer que a solicitação acima fosse feita por um policial de trânsito. Você não só tiraria seu carro de lá, como também pediria desculpas.

É muito mais fácil responder positivamente ao diretor de uma empresa do que a um estagiário. A posição de poder carrega consigo a credibilidade, a experiência, a confiança necessária para persuadir. Preocupe-se em passar esta imagem de poder, em ter uma aparência de sucesso. Lembre-se que o elemento mais importante para alcançar o sucesso é transmitir a imagem de sucesso.

O segundo elemento chave da persuasão é o posicionamento, a forma como as pessoas pensam em você quando você não está ao lado delas. Quanto melhor for a sua imagem em relação aos outros, mais fácil será convencê-los a colaborar com você.

Imagine que você está tendo um dia conturbado de trabalho, onde nada parece dar certo e pela centésima vez naquele dia o telefone toca. Ao atender você descobre que do outro lado da linha está sua esposa, seu marido, seu melhor amigo ou amiga. Para mim não existe sensação melhor. Quando isso acontece, eu abro um sorriso e todas as minhas defesas caem pelo chão. Faça com que a reação dos outros seja sempre esta quando você ligar, pois é muito difícil persuadir quem não gosta de você.

Em terceiro lugar, precisamos falar da educação. Já se foi a época em que um patrão grosso conseguia tudo o que queria no grito. Hoje, o profissional maltratado faz o que é obrigado, da pior maneira possível e quando pode busca um ambiente de trabalho melhor.

As pessoas fazem coisas por dois motivos: porque querem ou porque têm que fazer, e o homem do século 21 precisa de motivação, precisa se sentir respeitado e importante. É satisfazendo estas necessidades mais profundas do subconsciente humano que você consegue o que quer, pois todos nós estamos dispostos a ajudar e a ir além de nossas obrigações por aqueles que nos valorizam. Portanto seja educado com todos, pois isso criará uma relação muito mais forte com cada um de seus clientes e colegas.

O último e mais importante elemento da persuasão é a performance, a sua competência. Você pode ser educado, ter uma imagem adequada para convencer seu cliente a comprar seu produto. Você pode criar um bom posicionamento e todos podem te adorar como pessoa, porém, se após fechar sua venda seu produto, ou serviço, não corresponder aos desejos deste mesmo cliente, certamente ele nunca mais comprará nada de você.

Diz o ditado que quem recebe um bom serviço fala para duas outras pessoas, e quem recebe um mau fala para uma centena. Portanto, se você vende produtos, se assegure de que eles são de qualidade. Se vende serviços, garanta com sua competência que o seu cliente, o comprador, estará integralmente satisfeito e pronto para fazer novos negócios com você e para também indicar outros clientes.

Com isso, saiba que o maior segredo de um bom vendedor é sem dúvida a consciência de que seu trabalho não acaba com a assinatura de um contrato ou quando o cliente sai da loja, mas sim quando ele retorna e você está preparado para iniciar um novo negócio.

(Leia mais artigos sobre o tema no site do autor)
Autor: André Brasil


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