Aumenta demanda de informações sobre negócios
Em 2007, foram mais de 147 mil atendimentos, sendo 143,5 mil por telefone e os outros 3,5 mil por e-mail.
A central, canal de comunicação entre empresários de micro e pequenas empresas e a Instituição no Estado, busca oferecer comunicação ágil por meio de atendimento personalizado, esclarecimento de dúvidas relacionadas ao universo empresarial e captação de necessidade dos clientes para aplicação no processo de melhoria contínua das soluções do Sebrae.
Segundo dados do departamento, os principais temas procurados pelos clientes são: Assessoria para Planejamento e Abertura da Empresa, Orientação para Acesso ao Crédito, Dúvidas sobre legislação, pesquisa de mercado e soluções em gestão, com ênfase em marketing e finanças.
O canal de comunicação realiza atendimento técnico sobre o universo empresarial e sobre as soluções Sebrae, além disso, trabalha na comercialização de cursos e convida os clientes a participar de eventos ligados à área empresarial.
Além do telefone, dúvidas por e-mail, fax e cartas também são respondidas. As sugestões, reclamações e elogios enviados pelos clientes são registrados e acompanhados. Outra forma de atendimento que pode ser utilizada pelos empreendedores é o Fale Conosco, disponível no site www.sebrae-rs.com.br.
"Sabendo o que o empresário da micro e pequena empresa precisa, teremos condições de desenvolver soluções adequadas a essas necessidades", destaca a assistente técnica do Sebrae/RS Ana Cristina de Almeida.
De acordo com ela, o cliente manifesta suas necessidades e a Instituição têm a chance de contribuir com informações técnicas de qualidade, que poderão impactar diretamente em suas decisões empresariais.
A Central de Atendimento conta com equipe de 14 pessoas treinadas constantemente por meio de cursos, fóruns e bate-papos temáticos.
Para o proprietário da Auto Peças e Mecânica Saturnino, de Porto Alegre, Sebastião Fialho Cabral, a central é extremamente útil para o desenvolvimento de seu negócio.
“Eu uso o canal para ter informações sobre palestras e cursos que serão realizados. Por meio dessas capacitações aprendi como empreender e como administrar melhor meu negócio, aumentando meu faturamento”, revela o empresário.
Fialho projeta, para este ano, participar do 'Sebrae Ideal – Programa de Desenvolvimento de Líderes', que busca incentivar o desenvolvimento de lideranças para contribuir com o crescimento das empresas, das comunidades e das regiões.
Além disso, pretende estimular seus gestores a se capacitar em Gestão de Pessoas, Excelência em Gestão e Atendimento ao Cliente.
Autor: Alfredo Passos
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