Projeto fortalece pólo de gastronomia do Guarujá (SP)
O que vem ganhando destaque é a rota gastronômica, que reúne 18 restaurantes, além de 80 quiosques e barracas com o melhor da culinária paulista.
Para melhorar o atendimento aos turistas, aumentar a lucratividade e a competitividade, os empresários criaram um Pólo Gastronômico, que representa mais de 50% das empresas instaladas na cidade.
Percebendo o potencial do lugar, a comunidade passou a investir na gastronomia, agregando valor à atividade turística e promovendo, assim, um salto significativo no desenvolvimento econômico da região.
Com o objetivo de impulsionar este desenvolvimento, o Sebrae em São Paulo criou, no fim de 2006, o Projeto de Desenvolvimento do Pólo Gastronômico de Guarujá para fortalecer a sustentabilidade do setor.
Desde então, foram promovidas diversas capacitações para preparar o empresário a gerir melhor o seu negócio.
"O objetivo era criar um ambiente mais favorável aos empresários locais, tornando os negócios mais rentáveis, atraentes e competitivos, além de levar credibilidade ao turista", explica o gestor do projeto, Edson da Silva Pereira.
Também foram desenvolvidos treinamentos em gestão, acesso à tecnologia, consultoria de boas práticas e manipulação de alimentos, apoio para participação em feiras e eventos e acesso a serviços financeiros.
De acordo com o gestor, os empresários já conseguiram reduzir custos com fornecedores de alimentos, aumentar o faturamento e ter linhas de financiamento mais acessíveis em agências bancárias.
A meta para os próximos anos, segundo o gestor, é aumentar o número de estabelecimentos atendidos, da lucratividade do setor, em 20%, até 2010 e, assim, dobrar o número de visitantes às praias locais.
Atualmente, a cidade de Guarujá, localizada na Região da Costa da Mata Atlântica, recebe uma média de 9 milhões de pessoas por ano.
Uma das atrações do Pólo é o restaurante do ex-goleiro do São Paulo Antônio Barbirotto Júnior.
Depois que se aposentou, o jogador decidiu investir todo o seu projeto de vida no lugar. Preparou-se para encarar o mercado e hoje gerencia a empresa pessoalmente.
Segundo a Agência Sebrae de Notícias, outro destaque é o carrinho de lanches de Benony Avelino de Jesus, que funciona há 22 anos.
Depois de participar de diversos cursos e capacitações oferecidos pelo Sebrae, o empresário mudou radicalmente a forma de gerenciar sua empresa e melhorou seu negócio.
Com as mudanças, o faturamento do empreendimento aumentou mais de 30% e chega a atender cerca de 300 pessoas aos fins de semana.
Autor: Alfredo Passos
Artigos Relacionados
Marketing Para Ganhar Competitividade
Aumenta Demanda De Informações Sobre Negócios
Fabricantes De Jóias Investem Na Qualidade
São Paulo 454 Anos: Turistas E O Carnaval
Empresários Buscam Capacitação Para Melhorar Negócios
Aluguel Por Temporada No Litoral De São Paulo
Floricultores De Ivoti (rs) Buscam Reconhecimento