Conheça o seu perfume



A palavra `perfume` tem a sua origem do latim `per fume` que significa através do fumo.

A fabricação do perfume começou no Egito antigo, depois foi melhorado pelos Romanos e Árabes. O processo de destilar o óleo das flores foi descoberto por um doutor Iraniano, e este é o processo ainda utilizado nos perfumes de hoje.

O perfume moderno foi feito inicialmente em 1370 na Hungria, misturando óleos perfumados em uma solução alcoólica que, ficou conhecido em toda a Europa como água da Hungria. A fabricação do perfume continuou sendo desenvolvido na Itália durante o Renascimento, e na França desde o século XVI. O cultivo das flores para a fabricação dos perfumes tornou-se uma indústria importante no sul da França; e a França ainda é o centro do perfume na Europa.

As casas de perfumes de marcas famosas mantêm as fórmulas de suas fragrâncias como um segredo bem guardado. Mas há os peritos em perfume que podem identificar as origens e os componentes dos perfumes assim como os testadores de vinho.

Os perfumes são classificados por seu cheiro e nível de concentração. Os óleos usados na fabricação do perfume são diluídos em álcool etílico e água, porque os óleos puros podem causar danos à pele ou à roupa, ou podem causar reações alérgicas. Segundo a classificação há o perfume, Eau de Perfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne, com o Perfume puro contendo a maior percentagem de óleos aromáticos, e a Eau de Cologne contendo a menor quantidade.

As casas dos designers de fragrância usam diferentes níveis de concentração para a mesma categoria de perfume; por exemplo, a Eau de perfum de uma determinada casa, pode ser bem mais forte do que o de outra casa. Há três classificações diferentes de perfumes de acordo com o cheiro; Os perfumes tradicionais foram criados em 1900`s; os perfumes modernos datam de 1945; a roda da fragrância foi criada em 1983, sendo em número de cinco as categorias padrão da fragrância: a família Fougere, Floral, Woody, Oriental e Fresh.

Os perfumes também são conhecidos por suas notas superiores, médias e baixas, que variam gradualmente; as notas superiores podem ser detectadas imediatamente, em seguida, as notas médias mais profundas, e as notas baixas aparecem gradualmente no último estágio. Há um processo de evaporação nos perfumes, e este conhecimento é usado com cuidado ao escolher as notas. As notas superiores são importantes para vender o perfume porque podem ser percebidas imediatamente; as notas médias e as notas baixas complementam o tema principal do perfume.

Os óleos aromáticos usados na fabricação do perfume são obtidos de várias fontes. As cascas de canela, sassafrás e cascarillas também são usadas. As flores são a fonte principal; rosa, osmanthus, jasmim, tuberosa, mimosa e a flor das árvores de citrino são amplamente utilizadas. Os odores das frutas frescas como cerejas, morangos e maçãs não conseguem ser extraídas muito bem e as substâncias sintéticas são usadas. As exceções são baunilha, zimbro e laranjas, grapefruit e limas. Entre as folhas e os galhos, as folhas da alfazema, lavender, patchouli, violetas, sage e citrus são usadas. As resinas são obtidas do frankincense, llabdanum, myrrh, gum benzoin, balsamo e pinho.

Entras raízes temos Ambergris, madeiras, favo de mel, musk (sintético), lichens e algas são algumas das outras fontes de aromas.

Os sintéticos orgânicos são criados das resinas do petróleo e do pinho para os perfumes que não podem ser obtidos da natureza. Existe uma centena de ingredientes que são contidos no óleo do perfume. As casas modernas de fragrância desenvolveram seus próprios óleos de fragrância, que são misturados com o álcool etílico e água por quatorze dias; são então filtrados e as partículas não desejadas são removidas; em seguida são colocados em bonitos frascos de perfume.

Atualmente, encontramos celebridades conhecidas assinando contratos com casas de perfume para emprestar seus nomes para promover perfumes famosos. Alguns dos mais populares são David Beckham para o Instinct, Antonio Banderas para o Spirit, Elizabeth Taylor para o White Diamonds, Passion, Forever Elizabeth, e muitos outros.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/perfume-fragrancia.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


A Importância Do Perfume

Perfume - Uma Felicidade Aromática

Fragrâncias E Embalagens De Perfumes

Os Segredos Por Trás Da Fabricação Do Perfume

Fatos Sobre Perfume

Perfumes E Fragrâncias

Ferrari Black - Perfumes Importado Ousado, Mas Conquistador