A Influência Do Ensino à Distância Na Progressão Da Aprendizagem Na Educação / Formação De Jovens



1.INTRODUÇÃO

Origem do Estudo

Entende-se por Ensino à Distância, um conjunto de actividades que visam o binómio ensino/aprendizagem em domínios como o cognitivo, o psicomotor e o afectivo relativamente a um formando. Rory McGreal, do Telecampus.com, diz que "A educação e a formação será o que a maioria das pessoas irá fazer até ao resto das suas vidas, por questões de empregabilidade e competitividade", pelo que o ensino à distância será uma ferramenta de inegável utilidade na formação ao longo da vida.

Característica indelével desta metodologia é a separação espacial entre formando e formador (tutor), bem como uma flexibilidade temporal que se poderá traduzir por ritmos diferentes para formandos diferentes, no processo de aprendizagem.

O ponto de apoio e alavanca que pretende iniciar o movimento deste estudo, converge no pressuposto de que o ensino à distância denota capacidades mensuráveis, na sua aplicação à Educação/Formação de Jovens, facilitando e incrementando a sua progressão na aprendizagem.

Lacuna de investigação

O Ensino à Distância não é de momento utilizado no âmbito do Sistema de Aprendizagem enquanto apoio ao formando, pelo que tem pautado a sua área de intervenção, nomeadamente em públicos alvo situados em faixas etárias mais elevadas. Fundamentalmente tem visado a sua intervenção na formação contínua em áreas como as Novas Tecnologias de Informação, a Comportamental ou ainda a Gestão, oferecendo principalmente a possibilidade de estudo a um leque da sociedade que se encontra de momento no activo.

Colocando um foco especial na questão da facilitação da gestão de espaços, refira-se o potencial que se pode libertar através do recurso á Internet enquanto plataforma extensível da Formação Presencial em contexto de sala.

Uma lacuna de investigação pode ser identificada na necessidade de medir, avaliar, a progressão na aprendizagem dos formandos integrantes de dois grupos de formação em que ao primeiro é possibilitada como ferramenta, o acesso ao ensino à distância, mantendo o segundo como pressuposto a formação presencial, considerada tradicional.

Objectivo do Estudo

O objectivo deste estudo é descrever como pode o Ensino à Distância revelar-se uma ferramenta útil na realização do trabalho de casa, na aquisição de ritmos próprios de trabalho, na gestão do tempo e no auto estudo assistido, como complemento da formação presencial, particularmente no caso de duas Acções de Formação do Sistema de Aprendizagem, Nível III, do Curso de Técnico de Informática, 1º ano, no Módulo de Exploração de Sistemas de Aplicações Informáticas.

O presente estudo baseia-se no pressuposto de que a única variável entre os dois grupos de formação reside no acesso, ou falta dele, à plataforma de ensino à distância.

2.METODOLOGIA

Introdução

O presente estudo navega em águas da investigação qualitativa, apoiando-se em "técnicas interpretativas que procuram descrever, descodificar, traduzir e aceitar o significado, não a frequência, de certas fenómenos que ocorrem mais ou menos no mundo social " (Van Maanen 1983:9).

O acesso ao ensino à distância é visto neste estudo enquanto quadro representativo da realidade que se traduz neste caso na análise de resultados obtidos na avaliação do módulo de Sistemas de Exploração de Aplicações Informáticas. A medição dos resultados será efectuada através de avaliação contínua no decorrer das sessões de formação presenciais, complementada por tarefas de avaliação propostas em quatro períodos fixos, coincidentes com os dois primeiros dias úteis de cada mês.

Posicionamento Filosófico

Um artigo publicado em 1826 no Mercure Francais du XIXème Siècle trouxe à luz do dia a doutrina que se julgou por bem denominar realismo, a saber, a primeira a "escarafunchar" o dia-a-dia das classes média e baixa, fazendo foco de todo o seu leque de ausência de romantismo, bem como dos seus pormenores ordinários e simples.

Num sentido mais literário, realismo passa por ser o estilo da fiel e pormenorizada reprodução da realidade, encontrado de forma convincente desde a expressão plástica que se situará na Grécia Antiga até obras de pintores do século XVII, como Velazquez, ou ainda ao escritor inglês do século XVIII Daniel Defoe.

Em sentido estrito, realismo é tomado como sendo o movimento cultural em voga na França da segunda metade do século XIX, estendido depois à restante Europa, e porque não dizer a todo os países do mundo, que adoptaram, em substituição de arte inspirada em modelos do passado, a reprodução da realidade como modelo estético, embora estimulado por várias manifestações intelectuais da primeira metade do século XIX, a saber o movimento alemão anti romântico, com o seu epicentro no comum dos homens como objecto da obra de arte, ou o positivismo de Auguste Comte.

3.ESTUDO DE CASO

Introdução

O presente estudo incide na análise de dois casos, potenciados enquanto amostra para investigação, baseando a mesma, na demanda de respostas à questão seguinte:

i) Como pode o acesso ao ensino à distância, possibilitar o incremento de resultados, na avaliação da progressão na aprendizagem na Educação Formação de Jovens?

A selecção de dois casos como ponto "fundamentalista" deste estudo procura apoio em Eisenhardt (1991:620) que refere que "múltiplos casos são um meio poderoso para criar teoria porque permitem réplica e extensão entre casos individuais". Permite este ultimo ponto uma viragem direccionada à análise qualitativa, por troca, em ordem de importância com uma análise meramente estatística.

A escolha do caso "Curso de Técnico de Informática"

O Curso de Técnico de Informática de Nível III, sistema de Formação Profissional Aprendizagem é ministrado no Centro de Formação Profissional de Tomar desde 1998, estando de momento a decorrer duas acções de formação.

O publico alvo desta modalidade de formação é constituído por jovens oriundos de uma faixa etária entre os 15 e os 22 anos, que pretendam obter juntamente com a componente académica (12º ano) uma formação profissional, no caso, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. A conclusão com aproveitamento obriga a uma frequência de 9 quadrimestres, três anos, sendo a formação dividida pelas componentes Sócio Cultural, Tecnológica e Prática Simulada.

Embora a frequência da acção possibilite uma carga horária composta por formação essencialmente prática, verificou-se nas acções de formação ministradas anteriormente uma lacuna ao nível do estabelecimento, por parte do formando, de ritmos próprios de trabalho bem como organização e gestão do tempo ao nível ao auto estudo realizado (?) em casa.

Recolha de dados

O presente estudo beneficiou da aplicação da modalidade de ensino à distância em uma, de duas acções de formação de Técnico de Informática, com inicio em Setembro de 2006, no módulo de Exploração de Sistemas de Aplicações Informáticas, como ferramenta de apoio aos formandos materializada numa plataforma de ensino a distância que visa medir o grau de sucesso, com a devida adaptabilidade, na progressão na aprendizagem dos formandos.

De forma a melhor aquilatar da pertinência desta ferramenta foi decidido colocar a mesma em funcionamento na Acção de Formação 05, optando-se pela não aplicação da mesma á Acção de Formação 06.

Convém salientar que em ambas as acções, o módulo é ministrado pelo mesmo formador, sendo os conteúdos programáticos respeitados de forma equitativa bem como o material pedagógico distribuído de forma exacta, de modo a não criar para além da utilização ou não da ferramenta ensino á distância, qualquer outra variável no nosso estudo.

Os formandos da Acção 05 tiveram desde Setembro de 2006 até Janeiro de 2007 acesso a apoio pedagógico de forma síncrona e assíncrona, bastando para o efeito utilizar o seu acesso à plataforma de ensino à distância disponibilizada. Foram propostos exercícios complementares aos conteúdos ministrados na formação presencial, e um apoio presente através da utilização de um fórum criado para o efeito. De realçar a possibilidade dada aos formandos de, poderem realizar, de forma repetida, as tarefas de formação propostas na plataforma de ensino à distância. 

4.CONCLUSÕES

Análise de resultados práticos

Os resultados obtidos no final do primeiro quadrimestre demonstraram, conforme quadro 1, um incremento de resultados na avaliação do módulo na Acção 05 relativamente à Acção 06. Seguindo a mesma lógica verificou-se um menor índice de duvidas colocadas na formação presencial em exercícios realizados em sala, por parte da Acção 05 que demonstrou ainda uma melhor relação no binómio qualidade / quantidade de trabalho desenvolvido.

QUADRO 1 Distribuição de resultados obtidos no final do quadrimestre por acção de formação

Avaliação

Acção de Formação

Acção 05

Acção 06

18-20

4

1

14-17

8

7

10-13

4

5

0-9

1

3

Ainda comparativamente com acções anteriores, verificou-se uma melhoria em todas as vertentes técnicas, nomeadamente na qualidade de execução e também na gestão de tempo por tarefa cumprida. Saliente-se ainda em nota de rodapé que os formandos da Acção 05 demonstraram uma maior assertividade na hora de produzir a sua autoavaliação, pelo que carecendo de ulterior confirmação, pressupomos uma ligação entre a ferramenta de auxílio proporcionada aos formandos e esta capacidade demonstrada.

5.BIBLIOGRAFIA

Bettencourt, T. (1997). "Possíveis Razões para uma utilização educativa da Internet", 2º Simpósio I&D de Software Educativo , Coimbra

Delta (1995). "Telematic for Flexible and Distance Learning-Delta", Comissão Europeia, DG XIII, Impresso em Inglaterra

Esteves, P. (1999). "Novos Desafios à Concepção, Produção e Distribuição de Conteúdos", 2º comunicação e apresentação durante o encontro Nacional de Ensino à Distância, organizado pelo INOFOR em 1999, em Lisboa


Autor: Luis Garcia


Artigos Relacionados


A Espera (ii)

A Influência Do Ensino à Distância Na Progressão Da Aprendizagem Na Educação / Formação De Jovens

Câncer (poesia)

O Tempo Passa

Poluição Ambiental

Menor E Velho

Quem Sou Eu?