JORNALISTAS DESILUDIDOS COM A PROFISSÃO



Pesquisa realizada com 770 jornalistas norte-americanos revela que 25,7% pretendem deixar a profissão e 36,2% responderam que não sabem se querem.

Os números são ainda mais elevados para jornalistas mais jovens, com até 34 anos: 31% deles pretendem sair e 43,5% dizem que não sabem.

Entre as principais razões para a elevada taxa de jornalistas desiludidos com a profissão são os baixos salários, as "longas e indesejáveis" jornadas de trabalho e o estresse.

A pesquisa foi idealizada pelo professor Reinardy Scott, da Ball State University, com a finalidade de verificar que fatores desestimulam o exercício da profissão, entre os quais estão a idade, a carga de trabalho, bem como a circulação do veículo em que atua o jornalista.

De acordo com as conclusões, muitas publicadas em bloggasm.com, as mais altas taxas de frustração com a profissão verificaram-se entre os editores de jornais de pequeno porte.

Jornalistas de todos os setores das redações responderam à pesquisa, mas a maioria dos entrevistados trabalhava como repórter.

Jornalistas que disseram ter vontade de abandonar a profissão não pretendem necessariamente deixar a mídia.

Alguns especulam que pretendem trabalhar como autônomos ou entrar na área de relações públicas.

Outros desejam trabalhar em universidade ou voltar a estudar e se formar em outra profissão.

Este é apenas o início de estudos que o professor Scott pretende desenvolver sobre a desilusão com a profissão de jornalista.

O próximo passo consiste em realizar uma série de entrevistas em profundidade com 100 jornalistas sobre a sua insatisfação com os seus empregos.
Autor: Alfredo Passos


Artigos Relacionados


Profissão: Escolha Da Profissão Certa

O Dia Do Jornalista

Artigo: Uma Breve História Das Relações Públicas

O Informante.

Menor Abandonado

Jornalismo Uma ProfissÃo CobiÇada

Jornalista E Jornalismo