DESCOBERTA A ZONA DO CÉREBRO QUE EXPLICA O VÍCIO / DEPENDENCIA



Um grupo de neurocientistas da Universidade do Sul da Califórnia, que inclui a portuguesa Ana Damásio, anunciou recentemente ter descoberto a região do cérebro relacionada com a vontade de fumar e com outros vícios nocivos à saúde.

A conclusão foi tirada a partir do caso de um homem de 38 anos que perdeu repentinamente a vontade de fumar. Este, que consumia cerca de 40 cigarros diários, parece ter-se "esquecido" do vício quando teve um acidente vascular cerebral que lhe provocou lesões na ínsula.

Os cientistas estudaram posteriormente 69 pacientes que foram fumadores e que sofreram danos cerebrais, 19 deles com lesões na ínsula. Entre os 19 pacientes que tiveram esta região danificada, 13 pararam de fumar, 12 deles com facilidade.

A ínsula é uma zona saliente do encéfalo que recebe informações de outras partes do cérebro, estando os cientistas convencidos que desempenha um papel fundamental nas sensações de fome, dor, desejo de fumar ou tomar drogas.

A descoberta pode resultar no desenvolvimento de medicamentos e cirurgias que ponham fim à dependência.

No Campo da Piscologia e da Neurolinguistica cabe também novas reflexões sobre as metodologias de tratamento de dependencias em geral.

Boa notícia, sem dúvida!

Múcio Morais
(31) 3082-7271
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


!fumar Pode!!

Intervenções Do Enfermeiro Aos Pacientes Com Avc E Cuidadores

Resorts Fazem Uma Campanha Para Tirar O Vicio Do Tabaco Dos Seus Funcionários

O Perfil Dos Pacientes Acometidos Pelo Acidente Vascular EncefÁlico IsquÊmico, Atendidos Em Uma Unidade Privada De ReferÊncia Em Fortaleza-cearÁ

Vencendo O Cigarro

Vencendo O Cigarro

Nova Ferramenta Na Web Pode Ajudar A Prever O Risco De Um Segundo Avc