Enigma da Raposa



Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra. (Neemias 4:3).

A água estava uma delícia. As folhas dos coqueiros eriçadas, arrepiavam-se, acedendo às gentis carícias do vento que gostosamente soprava. Além do som do mar e do farfalhar das árvores, nada mais se escutava.

Essa era a voz de Pixaim, praia de indizível beleza rústica do estado de Alagoas.

Minha amiga e também Palestrante Otchuku, quando saiu da água, teve a salinidade dos lábios substituída pela doçura que o aspecto tenro da vaca Zidana expressava. Seu afetuoso mugido, parecia querer puxar conversa. Algo como: conversa de vaca para mulher dormir. Papo bovino e palestra chata, devem ser excelentes para quem sofre de insônia. (...zzz)

-- Otchuku! Continua em Pixaim? Você está muito jovem para se aposentar – brinquei ao telefone.

-- Gil. Nada a ver. Vim fazer uma palestra em Maceió e aproveitei para descançar o carnaval em Pixaim. Quando você conhecer o local, no mínimo sentirá uma alopração ainda mais prazerosa do que a minha. Eu te conheço. Só um "instantinho". – e prosseguiu:

-- O pescador Eubúlides, patrão da simpática rês, aparentando cara de levado, se aproximava. Com brilho nos olhos propôs o seguinte enigma:

Uma raposa caçada por um avantajado tigre, ouviu aterrorizada do felídeo:

-- Obrigado, Raposa, pelo excelente almoço que você vai me proporcionar!

-- Você está dizendo isso por não saber que eu sou o animal mais temido da floresta. Quer que eu prove? – arriscou sem demonstrar seu grande pavor, o criativo canídeo.

Só para causar suspense, Eubúlides disse que estaria ordenhando Zidana, enquanto Otchuku, pensava em solucionar o Enigma da Raposa. É o matuto bancando o esperto para mostrar à turista que não é bobo.

Vamos aguardar o "Carinha" tirar o leite, falando de outra coisa? Obrigado, atencioso leitor.

Temos visto grandes impérios, produtos de fama mundial, com marca impregnada por gerações nos hábitos do consumidor, seguirem rumo ao desmoronamento. As alternativas estão surgindo cada vez mais atraentes, em nível de qualidade e a preços imbatíveis.

Semana passada visitei uma empresa de autopeças. Quando cheguei, Boaz, o dono, atendia uma pessoa. Orientou o cliente para a compra de dois litros de óleo de uma certa marca, tendo sua imediata concordância. Continuando a venda, o consumidor exigiu a marca de um aditivo, chamado, digamos de Bhaball. Não dispondo do produto, Boaz ofereceu um alternativo fundamentando-se no seguinte argumento:

A Bhaball, colocou o preço na estratosfera, deixando uma brecha para a Khtall, que fabrica um aditivo de boa qualidade e de baixo custo. Agradecido o freguês se despediu, feliz.

Nós vivemos em tempos de concorrência jamais visto. A ausência de constantes treinamentos para atualização e capacitação dos funcionários, invalida o próprio esmero empreendido na seleção de pessoal. A Gestão de RH, mesmo empregando dinâmicas de grupo, com proposições enigmáticas ou identificação de habilidades parlendas, abarcam a nulidade do dispendioso trabalho.

O Enigma da Raposa é capaz de tornar inócuos, conhecidos trava-línguas, como:

“Um tigre, dois tigres, três tigres”, ou mesmo os famosos:
“A aranha arranha a jarra, a jarra arranha a aranha”.
“Em cima da montanha tem uma arara loura. O que arara loura falará, falará arara loura”.

É claro que os testes precisam e devem continuar. Porém, se o funcionário for contratado dentro dos maiores rigores profissionais e não receber constantes condicionamentos direcionados ao modelo de negócio, dificilmente logrará o sucesso desejado.

Para não ser vítima do Enigma da Raposa, além dos testes empregados na admissão dos funcionários é importante treinar e reciclar o efetivo na prática do CIM:

• Criatividade
Raposa do Xadrez
Budapest - Hungria
Se o pai de Susan Polgar, se limitasse às informações da ciência, que entende o cérebro da mulher como analítico e o do homem como sintético, nunca teria treinado sua filha no enxadrismo (não se trata de usar a enxada e sim jogar xadrez) desde menina. Sem saber, começou a treiná-la na idade de criança, época em que os cérebros masculinos e femininos assemelham-se no funcionamento.

• Inovação
Mulher com memória analítica
Susan Polgar, tem sua memória constantemente treinada, jogando muitas partidas de xadrez, pelo telefone, sem ver o tabuleiro. Desenvolveu um raciocínio sintético, onde é possível decorar as peças de um jogo dividindo em blocos. Bastam três segundos para o cérebro da campeã gravar as informações.

A maior inovação, não é a do produto ou serviço. Que tal inovar na negociação. Se você vende telefone celular e o cliente diz que está louco para comprar um i-Phone, tem alguma idéia de como atendê-lo. Já deu pra notar que esse produto é simplesmente um “3 em 1” (MP3, celular e câmera fotográfica)?

• Motivação
Fabricar um Gênio
Susan é a primeira mestra de xadrez do mundo.
Laszlo Polgar, psicólogo e pai de Susan, decidiu desenvolver em sua filha, um cérebro brilhante. Mulher jogar xadrez nos anos 70 era loucura.

Laszlo desenvolveu a teoria de que o treinamento é mais importante do que o talento inato no desenvolvimento de um gênio. O treinamento molda o cérebro para um objetivo. A prova está em Susan Polgar, a maior jogadora de xadrez de todos os tempos.

Em um bar que fica em frente à loja de autopeças, fui tomar um café com Boaz, antes de me despedir, incentivei-o a falar de outro exemplo de venda. Contou-me que se o cliente pedir velas MKK ele dá um jeito de mudar a idéia para Krosh.

Perguntado se o problema era preço, informou que não. A Krosh custa vinte por cento mais caro do que seus competidores. Ganha todos os negócios dizendo ao cliente que o carro dele, sem que se aperceba, utiliza 50 produtos marca Krosh. Não tira nenhuma vantagem do fabricante, servindo-se do argumento que encontra nos próprios catálogos dos seus produtos. Preocupa-se mais em atender bem o cliente e por que não, aumentar um pouquinho o valor da venda?

Por já ter ocupado o cargo de Gerente de Produtos de uma “multi”, sei que o mercado dispõe de produtos compatíveis com o original que, não raras vezes, os superam em preço e qualidade. E é o que faço com os cartuchos usados em minha impressora. Compare por favor:

Cartucho Conteúdo Preço R$
Original 14 ml 120,00
Compatível 32 ml 54,00

Viu? Obtenho excelente qualidade, pagando preço de recarga.

Infelizmente, nessa situação, ficarei em cima do muro. A decisão fica inteiramente por sua conta. Você precisa consumir bons produtos a custo compensador e fazer negócios que sejam interessante. Resta o que? Checar se você e seu cliente estão em harmonia com a ética. Do contrário terá que se defrontar com o Enigma da Raposa.

-- Gil! Ta me ouvindo? – era Otchuku, percebendo que eu tava distraído.

-- Eubúlides acabou de ordenhar Zidana e falou:

-- O tigre foi caminhar junto com a raposa. Vendo-a ladeada por ele, todos os bichos correram amedrontados. Pensando que os animais fugissem com medo da vulpina, o próprio tigre acovardando-se, fugiu, intrigado com o Enigma da Raposa.


----------------------------------------------------------------------------------
Escrito por:
Gilberto Landim
palestrante@vendasplus.com.br
www.vendasplus.com.br
Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


Palestrante, Sonhos E Negócios?

Depilação Plus Atraida!

Eubúlides

Índio Corre Pelado AtrÁs Da Raposa.

Motivação De Palhaço?

Ministros Do Stf, Roraima E O Caso Raposa Serra Do Sol

A Guerra De Preços X Benefícios