PESQUISA INDICA PERFIL DO LÍDER E OS NOVOS VALORES DA GESTÃO NO SÉCULO 21



Cerca de 81% dos empresários brasileiros consideram a sustentabilidade uma questão de muita relevância na gestão de suas empresas.

Mas apenas 47% admitem que ela tem grande participação no cotidiano. A eficácia trabalho em rede é destacada por 67% deles, mas efetivamente, essa prática tem forte impacto em apenas 48% das organizações.

Já 55% dos CEOs crêem que o ambiente de "turbulências" na economia veio para ficar, enquanto 64% admitem senti-lo de forma significativa no dia-a-dia de sua gestão.

Esses são alguns dos resultados de uma pesquisa com 254 CEOs brasileiros realizada pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade em parceria com a Omni Marketing.

À disposição para download gratuito no site da instituição (www.fnq.org.br), o estudo recém-lançado mostra ainda quais são os aspectos da gestão considerados mais importantes pelos empresários brasileiros, bem como que características devem apresentar os líderes que querem ter sucesso neste início de século.

Intitulado "Liderança em uma sociedade em transformação", o trabalho destaca a liderança, a gestão de pessoas e a relação com os clientes e o mercado como os pontos mais fortes na condução dos negócios, todos com mais de 50% de indicação nas pesquisa.

As relações com a sociedade, com os fornecedores e a gestão econômica foram os menos citados (por 13% dos entrevistados ou menos). Novamente, notou-se uma distância considerável entre o que os empresários pensam e como esses itens se encontram implementados no cotidiano.

Sobre o líder, apesar de alguns aspectos como motivar e alinhar pessoas, ser catalisador e ter visão de futuro terem sido considerados por praticamente todos os entrevistados, a análise da FNQ é que um bom líder é aquele que mostra equilíbrio entre todas as características e não aquele que se destaca por algumas em detrimento das demais. Veja a pesquisa completa em http://www.fnq.org.br/site/641/default.aspx.

Sobre a FNQ

A FNQ - Fundação Nacional da Qualidade é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, para o aumento da competitividade das organizações e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.

O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) disseminado pela FNQ tem como base 11 fundamentos da excelência (Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura de Inovação; Liderança e Constância de Propósitos; Orientação por Processos e Informações; Visão de Futuro; Geração de Valor; Valorização das Pessoas; Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado; Desenvolvimento de Parcerias e Responsabilidade Social), sendo constituído por oito critérios (Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados).

Saiba mais sobre a FNQ no site www.fnq.org.br.
Autor: Alfredo Passos


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