CONFIANÇA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DIMINUI 1 PONTO EM JANEIRO DE 2008



O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos, elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que a confiança do consumidor brasileiro diminuiu um ponto no primeiro mês de 2008, passando de 139 em dezembro de 2007 para 138 em janeiro de 2008. Em janeiro de 2007 o INC marcava 129 pontos.

A região Norte/Centro-Oeste é a mais otimista das regiões, porém registrou queda de quatro pontos, passando de 152 em dezembro de 2007 para 148 em janeiro de 2008.

Em seguida está a região Sudeste, que registrou queda de dois pontos, passando para 143 no mês passado. A região Nordeste manteve os 133 pontos registrados em dezembro. A região Sul, considerada a menos otimista, subiu um ponto e alcançou 120 em janeiro deste ano.

O INC mostra que 34% da população brasileira está menos à vontade para a aquisição de bens de grande valor, contra 32% que estão mais favoráveis. Já para as compras de eletrodomésticos, o INC indica uma situação mais favorável, com 44% das pessoas mais à vontade e 26% menos à vontade.

A confiança na manutenção do emprego manteve-se em 44% e a falta da confiança na segurança do emprego teve uma ligeira queda de 24% em dezembro do ano anterior para 23% em janeiro.

A média de pessoas conhecidas que perderam o emprego aumentou para 3,83 em janeiro, contra 3,70 no último mês de 2007.

"Este ligeiro aumento no desemprego é uma instabilidade sazonal por causa das vagas do fim do ano. Por ocuparem empregos temporários, as pessoas sentem-se inseguras para investir em bens futuros, mas isso não torna o quadro instável", avalia o presidente da ACSP, Alencar Burti.

O INC resulta de mil entrevistas realizadas entre os dias 23 e 30 de janeiro, em 70 cidades, o que inclui nove regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza).

A pesquisa completa está disponível no site da ACSP, em: http://www.acsp.com.br/pesquisa_inc/inc_fev08.pdf
Autor: Alfredo Passos


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