INADIMPLÊNCIA: COBRANÇA OU GESTÃO DE CONTRATOS



INADIMPLÊNCIA: COBRANÇA OU GESTÃO DE CONTRATOS

A administração da inadimplência, seja de créditos de empresas comercias ou prestadoras de serviços ou ainda de instituições financeiras, tem evoluído de forma eficiente nos últimos anos.
Práticas utilizadas com freqüência, como a terceirização da cobrança a uma empresa especializada após 90 ou 120 dias após o vencimento, tendem a se tornar passado. O Brasil está experimentando pela primeira vez a expansão massiva do crédito, cenário que os americanos e europeus convivem há muito tempo. A oferta de crédito para financiamento de veículos e bens de consumo duráveis com prazos dilatados certamente levará as empresas credoras a adotarem mecanismos mais eficientes acompanhamento e de recuperação dos créditos inadimplidos.
O que se pratica nas economias mais desenvolvidas é a contratação de serviços especializados na gestão de contratos. A proposta das empresas com especialidade na gestão de contratos, é o acompanhamento desde a contratação. Com instrumentos eficientes de localização de pessoas e cruzamento de dados cadastrais, muitas fraudes podem ser evitadas ou mesmo detectadas após poucos dias da concessão do crédito, o que aumenta muito a possibilidade de recuperação.
A atuação dessas empresas, em alguns casos antecipando-se ao vencimento, como no envio de mensagens de texto com lembrete ao celular do financiado, sobre um vencimento de parcela que ocorrerá após um ou dois dias, certamente reduz a inadimplência.
O diálogo com o devedor dois ou três dias após o vencimento de uma parcela permite ao credor compreender melhor o perfil do seu cliente. Em alguns casos a alteração da data de vencimento da obrigação pode resolver o problema de um cliente que irá atrasar sua obrigação por muitos meses. Em outros casos, uma mudança brusca de cenário na renda do financiado, ocasionado pela perda do emprego, por exemplo, poderá recomendar uma repactuação de prazo, a transferência do bem e das obrigações a outro financiado e até mesmo a devolução amigável do bem financiado, antes que se acumulem parcelas vencidas.
A adoção desses procedimentos administrativos devem reduzir de forma significativa a inadimplência das carteiras de crédito, não isentando as empresas de gestão de contratos de estarem preparadas para as fases posteriores de cobrança, como a retomada de bens ou a cobrança judicial.
Sem dúvida, o maior benefício do acompanhamento diário de uma carteira de crédito é o conhecimento que irá se extrair sobre o perfil dos clientes e parâmetros que irão realimentar a política de crédito da empresa.

SP 11/02/2008

Pedro Cardoso de Almeida ([email protected]) é bacharel e pós graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP e sócio diretor da CIBRAT – Cia. Bras. Recuperação de Ativos. www.cibrat.com.br
Autor: Pedro Cardoso de Almeida


Artigos Relacionados


A InadimplÊncia E A Penhorabilidade Dos SalÁrios

A InadimplÊncia No Contrato De AlienaÇÃo FiduciÁria

Causas Que Levam As Micro E Pequenas Empresas À InadimplÊncia Em OperaÇÕes De CrÉdito E À InsolvÊncia.

O Crédito Consignado No Mercado.

Aumenta A InadimplÊncia Dos Consumidores No Ano

O Devedor Encantado

Artigo: A Voracidade Dos Bancos, Financeiras E Escritórios De Cobrança Em Torno Dos R$ 90 Bilhões Do 13º Salário Do Consumidor Para Pagamento Das Dívidas Com Carnês E Cartões De Crédito