A INDÚSTRIA ECOLÓGICA



Nos últimos anos, a questão ambiental tem sido destacada de forma constante devido ao esgotamento e comprometimento dos recursos naturais e a possíveis mudanças, num futuro não muito distante, no clima do planeta.
A preservação do meio ambiente há alguns anos era uma preocupação exclusiva de um pequeno grupo de ecologistas, que buscavam meios de alertar a população mundial sobre os danos causados pelas formas de desenvolvimento adotadas por varias empresas. Mas hoje, o assunto ganhou outra dimensão e se transformou numa questão ampla, que visa a garantia da sobrevivência humana e a continuidade das organizações.
No cenário industrial por exemplo, a responsabilidade ambiental se tornou uma necessidade nas empresas preocupadas com a imagem de seus negócios e que utilizam recursos naturais e/ou precisam decidir sobre a destinação de resíduos.
É nesse contexto, que uma pesquisa exploratória concluída em 2006 estudou as formas de relacionamento da cadeia produtiva de indústrias madeireiras localizadas na cidade de Santa Maria – RS com questões ambientais. Ela evidenciou que os principais quesitos adotados por essas empresas na cadeia produtiva para a preservação ambiental foram: (a) a exigência de nota fiscal para comprovação da origem da matéria – prima; (b) o tratamento adequado dado aos seus resíduos; (c) uma preocupação quanto ao desenvolvimento de produtos; (d) a prevenção quanto ao uso de produtos químicos. Além disso, puderam-se constatar algumas ações alternativas e inovadoras aplicadas em alguns processos dessas organizações como: (a) a distribuição dos resíduos para a utilização em algumas atividades ligadas à agricultura, suinocultura, indústrias de outros setores, reaproveitamento em novos produtos e ao artesanato; (b) no relacionamento com os fornecedores, o retorno das embalagens vazias de alguns produtos químicos e a busca por meios de transporte mais eficientes e menos poluentes; (c) a adoção, embora em um percentual pequeno de empresas desse ramo, de uma ferramenta para a integração de critérios ambientais ao processo produtivo: o Sistema de Auditoria e Gestão Ambiental, baseado em técnicas sofisticadas de engenharia e gestão. Uma das principais razões para que a maioria dessas empresas tomasse atitudes nesse sentido foi quanto ao cumprimento da legislação.
Outro fator que também pôde ser visto, embora não seja ainda em um número maior na cidade, foi a influência dos clientes para que algumas dessas empresas se adequassem em relação à preservação do meio ambiente.
Portanto, pode-se concluir que, mesmo que os números demonstrem que haja ainda certo atraso de avanços nessa área na cidade, a questão ambiental, de certo modo, está inserida nos processos empresariais. Dessa forma, percebe-se que as indústrias que mais desenvolvem estratégias nesse sentido, são as que têm as melhores perspectivas no mercado global, pois há, segundo vários pesquisadores e ambientalistas, uma tendência de aumento das exigências nesse campo.
Autor: RODRIGO RORATTO*


Artigos Relacionados


A Questão Ambiental Na Empresa

Sistema De GestÃo Ambiental Eletronuclear

Responsabilidade Ambiental Da Pessoa Jurídica

Marketing Verde: Meio Ambiente Equilibrado

Análise De Alternativas Para O Reaproveitamento Do Resíduo Do Couro Das Indústrias Calçadistas De Jaú Sp

Gestão Ambiental Responsável - Desafios Para O Século Xxi

Educação Ambiental A Importância Da Educação Ambiental Dentro Das Escolas E Empresas .