Grandes possibilidades de crescimento da construção civil no Brasil



O Setor da construção civil no Brasil já passou por várias e distintas fases, desde o atrelamento à obras públicas, passando pela abertura ao mercado internacional e chegando hoje onde, penso, é o lugar do setor: Desenvolvimento de projetos de moradia em parceria com entidades finaciadoras e com o apoio de governos. Ainda é tímida a iniciativa realmente popular e o empreendedor que conseguir desenvolver com inteligência e criatividade neste setor, literalmente vai arrebentar.
As projeções para a Construção civil são as melhores possíveis, possibilidades estas reconhecidas até mesmo pela Moody´s Investors services, uma das mais importantes agências de análise econômica do mundo, veja o que eles prevêm para o setor à partir de 2008.

O setor de construção civil no Brasil terá um sólido crescimento no próximos anos, com o ambiente favorecendo chances de realização de fusões e aquisições na indústria, afirma um relatório da Moody's Investors Service, divulgado nesta quarta-feira.

Esse crescimento depende, contudo, de uma expansão econômica contínua, taxas de juros estáveis e oferecimento de financiamento imobiliário cada vez mais amplo aos interessados em adquirir um imóvel, informou a agência de classificação de risco.

"O governo trabalha para tornar as leis do setor menos rígidas em várias frentes e melhorar o ambiente macroeconômico. Um grande déficit de moradias levou a uma grande disponibilidade de financiamento imobiliário para os compradores de imóveis", afirmou o analista do setor de construção civil da Moody's, Soummo Mukherjee.

"Estamos também vendo cada vez mais bancos e construtoras trabalhando juntos para melhorar o leque de financiamentos imobiliários", acrescentou o analista.

A Moody's observa que este setor no Brasil ainda é muito fragmentado, sem nenhuma empresa detendo mais de 8% do mercado, e que isso abre possibilidades para movimentações no segmento.

"Dado o alto grau de financiamento necessário às construtoras, a dificuldade de se levantar capital e as vantagens de se ter um negócio de larga escala, esperamos ver uma série de fusões e aquisições no setor nos próximos anos", afirma o analista no relatório. Fonte: Reuters / 05/03/2008.
Estão aí os desafios para o setor, criatividade para desenvolver projetos de moradia para as classes B e C, parcerias e desenvolvimento de novas modalidades de investimento consorciado para viabilização destes projetos, estruturação e certificação no sentido da qualidade e eficiência. Estes são, a meu ver, os maiores desafios para os empresários do setor à partir de já.
Sucesso a todos,
Múcio Morais
Consultor e Conferencista
(31) 3082-7271
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


Setor Imobiliário Exibirá Boa Performance

Os Novos Focos Do Mercado Imobiliário

Segunda Versão Do Pac Já Deixa Investidores Contentes

Baixo Volume De Crédito Emperra O Crescimento Da Indústria

Financiamentos De Imóveis E Veículos Batem Recorde

Franquia Virtual | Tenha Seu Proprio Negocio Na Internet

"minha Casa Minha Dor De Cabeça"