O Marketing em quatro parágrafos.



O marketing não cria necessidades, apenas potencializa necessidades pré-existentes nos consumidores. Desde necessidades básicas como de alimentos, ar, água, roupa e abrigo; até necessidades como educação, entretenimento e status social. Paralelamente a outras influências da sociedade, o marketing estimula desejos que envolvem disposição e capacidade para compra de um determinado produto.
As pessoas satisfazem suas necessidades e desejos através de produtos. Um produto é qualquer oferta que possa satisfazer a uma necessidade ou a um desejo. As principais categorias de ofertas básicas são: bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.
O profissional de marketing precisa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e suas demandas, criando, promovendo e fornecendo bens e serviços.
Em fim, o marketing é um processo social por meio do qual as pessoas obtêm aquilo que desejam, com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços. O objetivo do marketing é a compreensão total da expectativa do cliente, tornando o produto ou serviço tão adaptado ao seu desejo que a relativa compra se torna normal e habitual independentemente de qualquer fator. Uma das definições mais sucintas de marketing é “atender a necessidades de maneira lucrativa”. Baseando-se nessa definição, os gestores de marketing lidam com processos de planejamento, determinação de preço, promoção e distribuição de idéias que satisfaçam metas individuais e organizacionais, e que ainda possibilitem a fidelização dos clientes.
Autor: Luciene Gomes Melo


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