HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE BELO HORIZONTE “Qualidade no atendimento e Respeito aos Pacientes como marca registrada”



Muito se tem discutido a respeito do atendimento da saúde pública no Brasil. Hospitais lotados, falta de estrutura que vai desde salários baixos, falta de medicamentos, equipamentos obsoletos, carga de trabalho excessiva e muitos outros agravantes à prática dígna do atendimento hospitalar. Pois bem, o Hospital das Clínicas em Belo Horizonte, não é muito diferente dos outros, também luta com as dificuldades comuns a todas as unidades públicas de saúde, mas tem conseguido se destacar com um diferencial insuperável: O Compromisso com a qualidade no atendimento e o respeito com cada paciente! Eu sou um deles. Tratando há cerca de 10 anos de síndrome de Bechet, uma doença rara, caracterizada por uma desordem multisistémica e bla bla bla... (esse não é o ponto deste artigo). Tenho recebido, desde que cheguei ao hospital, (muito mal, com crises e dores teríveis) a mais próxima e especial atenção, você pode imaginar que porque sou Palestrante, Ator, Escritor e outras tralhas mais tenho uma certa regalia, não é verdade, todos os meus companheiros de BECHET e outras enfermidades recebem o mesmo tratamento e com o mesmo carinho.
Da última crise que tive estava em outro estado do Brasil fazendo uma série de Palestras, busquei apoio em uma unidade de Clínicas e foi uma decepção, imaginei que os hospitais de Clínicas do Brasil mantinham um mesmo padrão de qualidade e respeito ao ser humano, estava redondamente enganado. Fui até alvo de zombaria, pode? Uma enfermeira me perguntou: Você tem o que mesmo? BÊ CÊ....? Isso é doença de quem está aprendendo a ler? KA KA KA KA KA.... É só senhor tomar sopa de letrinhas! KA KA KA KA KA… Em meio a dores agudas, me sentí um cahorro molhado recolhido debaixo de um banco da praça. Exagero? Talvez! Mas nunca senti tantas saudades das minhas Minas Gerais e realmente pude constatar que não há lugar melhor que BEAGÀ, especialmente entre os amigos no Hospital das Clínicas de BH, gente que antes de médicos, atendentes, e enfermeiros, aprenderam a arte das relações humanas, a arte de notar cada um (Somos chamados pelo nome, somos reconhecidos no corredor enquanto esperamos, alguns são abraçados e beijados, outros dependuram-se nos jalecos dos médicos contando histórias) O nosso corredor da reumatologia é uma piada. Você precisa vir nos visitar um dia desses. Aqui tem de tudo e o ambiente é tão familiar que a turma acaba discutindo as doenças, ensinando chás, remédios caseiros... Uma Senhora outro dia me ensinou chá de folha de goiabeira para ajudar em meu tratamento (tem mais de 10 anos que não vejo uma goiabeira) mas saí de lá muito grato... Neuza, nossa recepcionista na Reumatologia é o anjo que literalmente se ocupa com o bem estar de cada um. Perdi a conta das vezes em que minha esposa ligou pedindo a ela providencias sobre exames, medicamentos etc... Sempre gentil e solícita e com dedicação inacreditável a Neuza sempre está pronta, disposta e com aquele sorriso que vale por 50% do tratamento. Poderia falar do carinho do Dr. Caio, a acuracidade do Dr. Leandro, a competência charmosa da Dra Flávia, o atendimento singelo da Dra. Rita e a unidade de postura e comportamento de toda equipe da Reumatologia... Tenho ainda uma dívida de gratidão com a equipe do Hospital São Geraldo (Oftalmologia - Um dos anexos do HC) várias vezes fui recebido naquela unidade com o carinho do Dr. Saulo Watanabe e seus colegas. Prontos, dispostos e dedicados... No Laboratório então, o que dizer de gente que atende a milhares de pessoas diariamente e consegue dar ao último paciente (se é que isso existe no Laboratório) o mesmo carinho que deu ao primeiro? Além da confiança na capacidade técnica dos melhores profissionais do País...
Mas todas as palavras só confirmariam o HC de Belo Horizonte como aquele lugar especial dirigido por gente especial, pelo menos uma palavra não posso deixar passar, esta está engasgada e sai com o carinho e a emoção das melhores lembraças guardadas com este time que está envelhecendo junto comigo:
“ OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO º por dar a melhor parte de suas vidas a fim de nos ajudar a preservar as nossas!
Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, exemplo de cidadania e respeito à dignidade do ser humano!

Múcio Morais
Consultor e Conferencista
(31) 3082-7271
Autor: Múcio Morais


Artigos Relacionados


Dentista Em Brasília

Entre Estádios E Hospitais

LideranÇa Exige Qualidade Todos Os Dias - Palestra Motivacional

Laboratório Hospitalar

Eletromed - Eletromedicina De Santa Catarina

Humanização: Atendimento Humanizado Na Unidade De Saúde Hospital Dia.

Associação Brasileira De Ajuda Criança Com Câncer (abracc)