Palestrante para Mulher?



The bride sails to the altar. (a noiva navega até o altar)

Existe Mulher no planeta Saturno?

A indiana Gita Mehta, em exagerada simplorice, abre o jogo, dizendo que sua obra é uma porcaria. Numa livre expansão de pensamento indo além, faz-nos saber que o mercado estava recebendo seu mal escrito livro, somente por seu marido ser dono da editora. Não posso apoiar a colocação dessa modesta e inteligente criatura, uma vez que, valendo-se de bastante conhecimento, induz-nos a sérias reflexões:

As imitações que os povos fazem dos americanos subtraem-lhes a verdade. O abraço irrefletido da globalização, “acefaliza” (emburrece) as gentes. Para detonar o processo de "idiotização", esta importante escritora revela-nos as chocarrices comuns entre a Índia o Brasil, em seu esclarecedor livro “Carma Cola”. Legal, essa escritora! Tomara que ela nos obsequie com outros livros. Bem, na verdade escreveu também, “O Monge Endinheirado”! Pensava no quanto esta importante mulher contribuíra para “desabilolar” multidões e raciocinava feliz por finalmente ter encontrado um confortável e seguro lugar para amarrar minha égua, quando tocou o telefone:

-- É o Palestrante, Gilberto Landim?

-- Ele.

-- Oi, eu sou Zurück Traum. Naveguei em seu site “cor-de-rosa” e tenho a impressão, que você é a pessoa certa. Eu e meu sócio temos uma empresa de nanotecnologia e estamos precisando de um Palestrante para Mulher.

Resumindo, a explicação da interessante cliente, acrescentou contar com três centenas de funcionárias, metade em telemarketing. Uma curiosidade: o único homem da firma é o seu esposo búlgaro Mihailo. Nunca vou esquecer esse nome. Trata-se justamente de um best-seller de uns anos atrás, “In Search of Mihailo”, da escritora Dolores Pala. Essas mulheres escrevem tão bem, que ultimamente só me debruço sobre seus livros. E não poderia ser diferente. Há anos que desfruto do honroso prazer de ser contemplado por elas com a preferência pelo meu trabalho. Agradeço mesmo a bondade em me escolher.

Zurück Traum, completou falando sobre o tema da palestra dizendo que todas as suas funcionárias eram boas. O fato é que o excesso de trabalho estava transformando-as em fiéis “workaholics” (viciadas no trabalho) e elas precisavam voltar a sonhar, posto ser inclusive a razão da existência do modelo de negócio da bem sucedida companhia.

Já habituado à satisfação de tê-las como patroas, acabei mesmo editando algumas apresentações de Palestras, usando o tratamento no feminino sem exceção. Sempre tomando o cuidado de dizer na própria introdução dos eventos que o pronome usado deixou de ser masculino por se referir à pessoa. Algum eventual varão que surge no evento, após minha prévia justificativa, sente-se até bem de estar participando do clube da luluzinha.

Amiga ledora. Talvez você ache que eu seja mais exibido do que o candidato a ditador continental, Sabugo Chaves. Ta achando esquisito "né"? Beba mais um pouco do cálice da paciência e verá que embora goste de me expressar de forma divertida, não renuncio à seriedade imposta pelo assunto. Vai ler? Obrigado. Bem, vamos à palestra?

Palestrante para Mulher?

-- Olá! Alguém aqui já sonhou voando?

-- Qual será a próxima pergunta que eu vou fazer? – inquiri.

Como o slide mostrava vários planetas - menos Plutão, que dançou - , muitas pessoas responderam perguntando se eu queria saber se alguém havia sonhado com algum astro.

Na verdade, eu sempre sonhei voando. Lógico, que limitado geograficamente como a maioria das pessoas. Frenado pela imaginação condicionada, alcançando apenas lugares onde a Mulher Tarântula costuma ir, percorrendo a cidade onde mora, suprindo brechas deixadas pela segurança e prendendo infratores da lei, contribuindo com um hiperserviço à sociedade. Há um tal de "Supercara", que também trás alguns benefícios à sociedade, mas infelizmente, a única viagem interplanetária que realiza, o faz com pavor da Kriptonita.

Quando a Surück me contratou com a responsabilidade de Palestrante para Mulher, embora tenha me sentido premiado com esse desafio, o compromisso me fez ficar geladinho de medo de não corresponder à expectativa.

Decidido a encarar o receio, pensei: como é que vou fazer as moças voltarem a sonhar, se meu sonho é exatamente igual ao delas, com "vôozinhos" que não chegam a cobrir o trecho RJ – SP? Infelizmente, desliguei o telefone, com o negócio fechado e os nervos em destroços.

À noite tive uma idéia e funcionou assim:

Bati as asas (braços), passei por plataformas espaciais e vi Mercúrio e para não perder mais tempo segui minha rota, sendo surpreendido pela minha chegada a Saturno. Muitas mulheres, milhares delas estavam cantando:

Viiiiiiiiiiiii, Vaaaaaaaaaaaaaa. Era um show cor-de-rosa. Uma jovem de beleza argonauta com voz Mp3 falava:

-- “Bem-vindíssimos” ao Anel de Treinamento de Saturno. Sou a Palestrante para Mulher e meu nome é Spazia. Há mil séculos, conquistamos clientes em todo o cosmo. Gilberto você veio da terra? Acertei? Embora nós aqui não tenhamos o hábito de sentar, tome assento com o pessoal de Plutão, Lua e alguns planetóides. – e a moça continuou:

-- Estas jovens do Viiiiiiiiiiiii, Vaaaaaaaaaaaaaa, acabaram de impostar suas vozes e estão prontas para trabalhar no Telemarketing, atuar como Palestrante, ou mesmo apresentar o Jornal Racional, lá na terra. Saturno é um planeta inteiramente voltado para os estudos. Seu dimensionamento abrange um Núcleo e dois Anéis, estando sua configuração assim disposta::

1º Anel
Gestão de Treinamento
É onde nos encontramos. O universo se desloca para cá. Inda mais agora que atingimos a pós-tecnologia. Tem gente maravilhada com a superada nanotecnologia e nós estamos afastados dessa lide há um tempão.

2º anel
Funcionários
Representa toda a força de trabalho da Empresa.

Núcleo
Cliente.

-- Como Senhora dos Anéis, garanto que eles são os pilares de qualquer ramo de atividade humana. Um exemplo prático é o da noiva:

-- A jovem coloca a aliança no dedo do amado, oferecendo-lhe seu anular para que ele proceda de igual modo. Confiantemente, a noiva navega para o altar. Os olhos do casal estão voltados para uma sensacional história de amor, incluindo constituição de uma espetacular família

Para o “Coffe Break”, recebemos batatas congeladas. Havia um acordo comercial com Mercúrio e os participantes da Palestra eram incentivados a exercitar os músculos, deslocando-se até lá para fritar as batatas.

Perdão por ser repetitiva. Assim como cada Anel representa um compromisso entre os noivos e isso sustenta suas vidas e seguem caminho, um sonhando com o outro, a Empresa precisa de gente sonhadora. O sonho precisa ser inovador e criativo. A organização precisa contratar um Palestrante, que goste de: arte, estética, música e poesia. O ideal mesmo é um Palestrante para Mulher.

-- E se a empresa tiver mais homem do que mulher? Você faz exceção à sua tese? -- perguntei.

-- Landim, enquanto você foi fritar bata em Mercúrio, li seus artigos. Mais da metade deles fala de mulher. Você já é por natureza um Palestrante para Mulher. – Respondeu Spazia. Encerando a Palestra com essa poesia de Cecília Meireles:

Em teus olhos vi o dia
Vi a vida e a flor
Vi a vida que eu queria
Vi no sonho o teu amor
Tudo em teu olhar

Tuas mãos
Sempre nas minhas mãos
Teu sorriso foi minha ilusão
E o beijo que me deste hoje
Guardo como um dom de amor

A poetisa dos sonhos, que nasceu no século 19, deixa um legado para “desembobecer” o ser humano que pensa que a vida é só trabalhar e se lascar até voltar ao pó. Por falar em pó, comecei a mexer com os “braços-asas” para voltar e li em um imenso holograma uma frase:

Revertere ad locum tuum
Pronto morri. Pensei. Pois em latim essa citação significa o retorno às cinzas. Senti grande alívio quando soube que as mulheres de Saturno gostam de brincar, afinal uma vez um humorista foi chamado para traduzir esta frase e sua versão foi: “se eu não encontrar minha mulher eu levo a de qualquer um”.

Antes de eu perder de vista Saturno, outro holograma me foi apresentado. Nele, li algo que minha mulher escreveu:
Sua imagem me acompanha. Eis o resumo de tudo que me aconteceu até agora. Você está ao meu lado; Você está em mim; E eu, louca de amor por você!

Acho que a idéia de comer um monte de batata frita, pela primeira vez, transformou um pesadelo em um sonho que eu precisava para corresponder à expectativa do compromisso assumido.

Acordei mais tranqüilo para fazer a palestra. Meus olhos cravaram-se aos de minha mulher. Ela delicadamente pousou sua boca sobre a minha e voltei a sonhar.

-- Será que atendo às exigências de um Palestrante para Mulher?



------------------------------------------------------------- ---------- -----------

Escrito por:

Gilberto Landim

[email protected]

www.vendasplus.com.br
Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


Machado De Assis - Criatividade - Plus

Você Meu Amor

Palestrante - Motivação Não Volátil?

A EssÊncia Da Mulher Em Nossas Vidas...

Crônica: Telefonema Errado

Mulher Ii

Palestrante Engajado Ou Placebo