Explicando os Formatos Diferentes dos Ebooks



Os ebooks podem ser produzidos em uma grande variedade de formatos, e cada um tem suas características especiais. A característica especial faz o ebook apropriado para determinadas publicações e estilos, o que dá a certeza de que a informação necessária é enviada da maneira mais apropriada e econômica possível. Os títulos dos ebooks incluem ambos, ficção e não ficção, e podem ser para profissionais, acadêmicos, para o público em geral e também para crianças. Os ebooks provaram ser uma maneira de dar informação e entretenimento ao redor do mundo de um modo eficiente tanto em tempo quanto em dinheiro. A seguir vai uma explicação dos tipos e usos dos formatos de ebooks mais comuns.

O mais fácil e facilmente reconhecido tipo de ebook é um que usa o leitor DNL. O leitor DNL está disponível por muito pouco ou nenhum custo e é fácil de fazer o download. Estes ebooks geralmente replicam o formato da página seguinte de um livro regular, transferindo esta informação em uma página digital. Consequentemente, o leitor tem a sensação de estar lendo um livro real e é frequentemente usado em livros de histórias infantis. O outro formato facilmente reconhecido é o ebook de texto liso. Isto necessita Microsoft Windows ou o DOS para ler, visto que estes são os sistemas operacionais mais comumente usados e o formato usado é familiar. Estas opções foram elaboradas para consumir pouco espaço da memória e assim sendo são as mais usadas para textos de ebooks.

Formatos de imagem de ebooks são usados para mostrar informações por uma seqüência de imagens. Consequentemente, este tipo de ebook é excelente para a produção de livros de fotos para crianças, arte, livros cômicos e novelas gráficas. Eles exigem mais espaço de memória do que outros formatos de ebooks, mas eles são a única opção real para as pessoas que desejam publicar muitas fotografias ou informação pictorial. A desvantagem deste formato é que o texto não pode ser selecionado para adições ou notas. Também, apenas algumas aplicações são compatíveis de modo que leitores específicos possam vir a ser adquiridos.

Os ebooks HTML são geralmente usados por serem acessíveis em qualquer navegador padrão. O bônus neste caso é que nenhum leitor específico é exigido e assim os ebooks são mais acessíveis e podem alcançar uma audiência maior. Os ebooks formatados em HTML podem incluir características de busca, imagens e som e assim oferecer uma experiência mais abrangente. Entretanto, a linguagem HTML é complexa, escrita em códigos específicos que agem e atuam como comandos formatados de modo que para os editores eles podem ser difíceis de produzir visto que um treino específico é necessário. Entretanto, estes são os mais funcionais para os leitores.

Open Eletronic Book Packages, conhecidos como OPFs têm os melhores conteúdos de multimídia. O vídeo e as facilidades de busca são rápidas e estáveis e o elemento interativo, faz delas uma excelente escolha para os editores de enciclopédias e para a aprendizagem interativa das crianças. Para a mobilidade, um ebook precisa ter um formato JavaScript, como Libris, visto que este é compatível para PDAs e Smartphones, e qualquer Windows, Blackberry e os sistemas operacionais Palm. Estes formatos podem adicionar páginas em branco para notas adicionais; criar desenhos a mão livre, e também anotações e correções com um dicionário interno e características de bookmarks. Os OPFs foram elaborados para tornarem-se populares para textos acadêmicos e pesquisas nas universidades e nas faculdades. Para os usuários recreativos e voltados para o esporte, os criadores do ebook do Ipod podem produzir pequenos arquivos de texto para o Ipod.

E finalmente, outro formato comum para os ebooks, é o formato de documento portátil, salvado como um arquivo pdf e lido por Adobe. O ebook PDF pode ser lido e impresso de várias plataformas na internet tornando-se um formato comumente usado porque a audiência é grande e nenhum equipamento extra é necessário. O PDF é associado principalmente a textos, tabelas, índices, hiperlynks e desenhos simples, assim os ebooks mais comumente encontrados usando o PDF inclui peças curtas de literatura, papéis, relatórios e jornais. Entretanto, o formato PDF pode também incluir fontes extras e imagens, mais som e vídeo clips.

Consequentemente, para o usuário competente esta é uma excelente escolha para as publicações eletrônicas e panfletos que anunciam os ebooks, mais artigos interessantes. A principal desvantagem deste formato de ebook é que as páginas nem sempre cabem na largura da tela do computador, e são difíceis de ajustar de modo que é necessário ajustá-las na vertical e horizontalmente para serem lidas.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/livros.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


As Vantagens E Desvantagens Do Ebook

O Sempre Presente Ebook

As Vantagens E Desvantagens Do Ebook

As Vantagens E Desvantagens Do Ebook

O Sempre Presente Ebook

Estratégias De Como Vender Ebooks

Uma Introdução Ao Ebook