(QUEBRA DE) PARADIGMAS: o processo de evolução do pensamento da Gestão Empresarial
"... se mudar o mundo é evoluir, que evoluamos então...".
O processo de quebra de paradigmas (de evolução) ocorre da seguinte forma:
Velho paradigma (ou forma de pensamento) -> insatisfação e nascimento das necessidades -> observação das necessidades -> busca da resolução destas necessidades -> inovação -> concepção de um novo paradigma -> busca de adeptos ao novo paradigma -> aceitação do novo paradigma -> adaptação do novo paradigma = evolução do pensamento e da gestão empresarial.
Antigamente poderíamos crer que as soluções dos problemas organizacionais pudessem vir em pacotes de modelos de gestão fechados e perfeitos comprados a preços elevadíssimos, porém esse paradigma vem sendo quebrado há anos, pois hoje sabemos que se seguirmos um único modelo de gestão, nossas empresas estão fadadas a falir. Por isso acreditamos agora que a interdisciplinaridade ou a multifuncionalidade do aprendizado e das tarefas dentro e fora da organização é o que está ajudando os gestores nas tomadas de decisões e na concepção de comportamentos estratégicos, dada a complexidade do pensamento e da observância do mesmo na organização, em vista das resoluções constantes das necessidades humanas, ou seja , das necessidades gerais dos seus funcionários e principalmente de seus clientes. Para exemplificar tudo isto que foi mencionado, abaixo segue alguns paradigmas que vem sendo quebrados e suas novas concepções:
A relação de Poder nas empresas:
Velho Paradigma: nível hierárquico como única forma de poder
Novo Paradigma: poder através da liderança ativa, do respeito pelo semelhante e da confiança.
As relações de Atividades ou Tarefas nas empresas:
Velho Paradigma: agressividade, competição, motivação econômica, conformismo, envolvimento
Novo Paradigma: pró-atividade, cooperação e valores humanos acima do "vencer a qualquer custo", comprometimento.
A relação de Educação e Preparação de Pessoas nas empresas:
Velho Paradigma: aquisição de conhecimentos "certos" e definitivos; o professor é o único que sabe
Novo Paradigma: incentivo ao aprender a aprender, dando autonomia e independência intelectual
enfatizando a contínua evolução do conhecimento, a participação e a troca de experiências.
E esse processo é complexo e constante, pois tudo está em contínuo movimento, cada coisa quer se adaptar a uma realidade, e os pensamentos são uma dessas coisas que tenta sempre se adaptar... Pelo menos deveria ser.
Autor: Daniel Martins
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