Palestra(resumo): Gestão Empreendedora de Negócios e de Projetos



Palestra:
Gestão Empreendedora de Negócios e de Projetos

Minist: Daniel Martins

APRESENTAÇÃO

• DESENVOLVENDO A VISÃO DE NEGÓCIO
• CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA EMPRESA
• UM POUCO SOBRE GESTÃO DE PROJETOS
- ATITUDE EMPREENDEDORA

DESENVOLVENDO A VISÃO DE NEGÓCIO
• Por que as empresas existem?
-Pra atender aquilo que um cliente deseja (demanda existente ou real)
-Para atender aquilo que o cliente já tem condições de querer (demanda latente)
-Para atender aquilo que o cliente pode ser levado a querer (demanda inexistente)

DESENVOLVENDO A VISÃO DE NEGÓCIO

- FUNÇÕES DO GESTOR
1)PLANEJAMENTO: (observação do macro ambiente; definição da empresa / micro ambiente)
2)ORGANIZAÇÃO: (definição das tarefas e gestão dos processos)
3)DIREÇÃO: (orientação na realização das tarefas; agir)
4)CONTROLE: (FEEDEBACK; análise do progresso, do desempenho e dos resultados)

• NÍVEIS GERENCIAIS I

ADM. OU GESTÃO TELEOLÓGICA OU INSTITUCIONAL: FINALIDADES E VALORES
1) PERCEPÇÃO DO AMBIENTE COMPETITIVO (RISCO REAL E NECESSÁRIO)
MACROAMBIENTE = os negócios no mundo
MICROANBIENTE = os negócios dos colaboradores
2) CONCEPÇÃO DO NEGÓCIO: direcionamento da empresa
DEFINIÇÃO DO PLANEJAMENTO (missão, visão, objetivos, metas, princípios norteadores, atividade mental coletiva / cultura organizacional)

• NÍVEIS GERENCIAIS II

GESTÃO ESTRATÉGICA: COMPETÊNCIAS

• Percepção do Ambiente Competitivo
• Integração da Cadeia de Valores (cada tarefa resulta na funcionalidade da empresa)
• Crescimento do Capital Intelectual (capacitação dos funcionários)
• Oferta: Produtos E Serviços
• Performance Empresarial (Avaliação do Desempenho)

• NÍVEIS GERENCIAIS III

GESTÃO TÁTICA OU OPERACIONAL: CAPACIDADES E OPERAÇÕES

• Recursos e Meios (o que e como vai ser usado na prática)
• Operações (é a prática em si; a ação)



TAREFA EMPRESARIAL

• Criar e manter clientes satisfeitos ou encantados
• Criar produtos e serviços de valor
• Promover o crescimento e garantir a perpetualidade da organização
• Atrair, desenvolver e reter talentos e competências humanas.
• Praticar princípios aceitos pelos envolvidos na org - ética e reputação
• Construir e manter relações estratégicas significantes/ networking (rede de contatos)
• Usar produtivamente os recursos e meios
• Obter resultados significativos (finanças, marketing, pesquisa e desenvolvimento, produção)

GESTÃO EMPRESARIAL: CONHECENDO A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA EMPRESA

1) PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO (criação de produtos ou serviços condizentes com a realidade do público-alvo)
2) MARKETING E VENDAS (posicionamento com diferencial competitivo fazendo com que o cliente perceba o valor agregado do produto ou serviço).
3) FINANÇAS (controle do fluxo de caixa; análise e planejamento financeiro)
4) RECURSOS HUMANOS: motivador de equipe e “desenvolvedor” de talentos competitivos à organização
5) T.I. - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: responsável pelos sistemas informatizados de segurança, comunicação empresarial interna e de relacionamento com os clientes.

UM POUCO SOBRE GESTÃO DE PROJETOS

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

• UM OBJETIVO: tem a expectativa de um resultado previamente determinado
• COMPLEXIDADE: tarefas diferentes e simultâneas que devem se relacionar em busca do objetivo final
• UNICIDADE: nunca é igual se repetido
• INCERTEZA: é constituído com base em projeções futuras - o ambiente é incerto
• NATUREZA TEMPORÁRIA: início e fim previamente definidos; ciclo de vida definido.


MAS O QUE É MESMO UM PROJETO?

“É um conjunto de atividades inter-relacionadas, direcionadas para atingir um objetivo previamente definido e especificado, com custo e ciclo de vida claramente determinado”

DESENVOVIMENTO DE UM PROJETO

1)CRIAÇÃO E ESCOLHA DE IDÉIAS
2)ANÁLISE DE VIABILIDADE: PRODUÇÃO/DESENVOLVIMENTO, ACEITAÇÃO PELO MERCADO, RETORNO FINANCEIRO E DE IMAGEM.
3)PROJETO INICIAL DO PRODUTO /SERVIÇO
4) PESQUISA DE VIABILIDADE, ACEITABILIDADE E VULNERABILIDADE.
5) DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO PARA EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA
6)PROJETO FINAL OU DEFINITIVO


CARACTERÍSTICAS DO EMPRENDEDOR

• BUSCA OPORTUNIDADES E TEM INICIATIVA
• CORRE RISCOS CALCULADOS
• EXIGE ALTA QUALIDADE E EFICIÊNCIA
• É PERSISTENTE
• TEM ALTO NÍVEL DE COMPROMETIMENTO
• BUSCA INFORMAÇÕES
• ESTABELECE METAS
• PLANEJA E MOTITORA DE FORMA SISTEMÁTICA
• TEM GRANDE PODER DE PERSUASÃO E UMA ÓTIMA REDE DE CONTATOS
• TEM INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA

FONTE: Sebrae




“Eu olho para o futuro
Porque é lá que eu
Vou passar o resto da minha vida”
Phillip kotler
Autor: Daniel Martins


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