REINVENTANDO O MOUSE COM BAMBU



Ótimas notícias para aqueles que defendem as idéias ambientais. Já encontram-se à venda na Inglaterra e alguns poucos locais da Europa, gabinetes, monitores tradicionais e de LCD, mouses, fones de ouvido e teclados confeccionados com bambu. Algum inventor gênio ou completamente maluco (os dois confundem-se) deu adeus a parte dos plásticos da era da informática. A estrutura externa foi substituída totalmente por bambu.

As novidades já podem ser adquiridas pela internet e estão fazendo o maior sucesso. É preciso esclarecer que a notícia não deve ser comemorada somente pelo que ela representa diretamente. Sabe-se que milhões de computadores e acessórios são comercializados diariamente e que, por questões de economia, a quase totalidade continuará usando plásticos.

A Importância do Conceito

Assim como os já famosos carros-conceito que são lançados nos salões do automóvel, nos quatro cantos do planeta, as peças de bambu chegam para quebrar paradigmas. Recordei-me da história dos primeiros veículos, no início do século passado. Durante muitos anos só eram fabricadas unidades pintadas de preto. Quando uma indústria decidiu oferecer a escolha de cores, como diferencial da concorrência, perguntaram: “Porque alguém iria querer um veículo com cor? De que isto serviria?”

Estamos na mesma encruzilhada em que define-se um novo enfoque. “Porque alguém iria querer um mouse de bambu?” Resposta: - Como forma de diminuir o uso dos plásticos e contribuir para a natureza, com um material orgânico e renovável. Claro que não chega a ser sequer a ponta do iceberg. É muito menos que isso, mas representa uma mudança de valores em um momento em que se discute o futuro da Terra por causa do Aquecimento Global.

Peças de Granito e outros

Seguindo a mesma tendência, já surge na Alemanha a confecção das mesmas peças fabricadas em diferentes tipos de rochas. Fica até um pouco estranha a visão de um monitor ou teclado, dentre outros, fabricados artesanalmente com pedras coloridas. Isto sem falar no peso adicional que as novas “embalagens” conferem aos produtos.

Os detalhes não importam. Estou comemorando, como ativista da causa ambiental, os novos rumos que poderemos dar ao nosso tão sofrido planeta Terra. A consciência dos que planejaram e executaram estes projetos, juntamente com os que já estão comprando as novidades dão alento renovado à esperança de um amanhã melhor.

Comemore também. Procure próximo a você algum produto que respeite a natureza e passe a consumi-lo. As gerações vindouras serão muito gratas a todos nós por isso.

Tenha sempre pensamentos verdes!


Álvaro Sad


Palavras-chave

Mouse teclado gabinete bambu LCD monitor fone+de+ouvido palestrante meio +ambiente inovação tecnologia pedras conceito
Autor: Álvaro Sad


Artigos Relacionados


Co2 Vira MatÉria Prima De Tintas E Resinas

Bambu Na IndÚstria Madeireira

Carros Verdes, Agora Sim!

Notebook De Bambu E Os Novos Desafios

Os Primeiros Termos Técnicos

Planejamento EclesiÁstico

Processo De Aquisição De Um Micro Computador – Parte 2