Inteligência de Mercado em destaque
Na primeira parte da matéria o destaque é "Profissional deve antecipar tendências e lançamentos de firmas rivais".
"O crescimento da economia brasileira, além de propiciar um cenário de maior concorrência entre as empresas, incentiva a propagação de uma atividade ainda nova no país: a de inteligência de mercado.
Entre as atribuições do profissional, que, em geral, é formado em marketing ou administração, está antecipar o movimento dos concorrentes para diminuir os riscos de prejuízo.
Para isso, ele analisa os elementos que mostram os planos da concorrência. A compra de um terreno, por exemplo, pode significar que a companhia irá construir uma nova fábrica.
"É possível prever o que outra empresa vai fazer até pelo tipo de profissional que ela contrata", exemplifica Jorge Bitencourt Castilho, 37, gerente de inteligência da Bunge (alimentos e agronegócios).
Mas, para chegar a essas conclusões, o profissional deve ser visionário, de acordo com Alfredo Passos, professor de inteligência competitiva da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). "Não é só pegar informações que estão por aí e colocá-las em uma planilha. É preciso mostrar como esse cenário afeta a empresa."
Em seguida o destaque vem com o título "Atuantes carecem de qualificação" com depoimentos de Gustavo Parise, da área de varejo da Michael Page, empresa de recolocação profissional, Alfredo Passos, da ESPM, Fernando de Almeida, FIA e Robson Alberone falando sobre a criação do Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado).
Ainda na matéria tem destaque "Área cuida também da segurança da informação"; "Agência foca assuntos de Estado" e ainda "Divulgação de informações confidenciais é concorrência desleal".
Autor: Alfredo Passos
Artigos Relacionados
Quando Acompanhar O Mercado Faz A Diferença
O Que é Inteligência Competitiva?
Como Se Manter à Frente Dos Movimentos Da Concorrência E Do Mercado
Inteligência Competitiva? Uma Nova Descoberta
Conceito De Inteligencia Competitiva
O Que é Inteligencia Competitiva?
Inteligência Competitiva Para Pequenas E Médias Empresas