O Funcionamento do Telefone Celular



Os telefones celulares são assim chamados basicamente porque eles cobrem as aréas físicas de atuação, subdividindo-as áreas menores em formato de células. A origem do telefone celular pode ser do ano de 1973 quando a Motorola surgiu com o primeiro telefone celular portátil que foi comercializado com o nome de Motorola DynaTac 8000X.

Atualmente, novos telefones celulares são adicionados muito rapidamente. As partes de um telefone celular típico consistem do seguinte: placa de circuito; antena, teclado; LCD - display de cristal líquido; bateria; microfone; alto-falante.

Em tempos recentes, os telefones celulares estão disponíveis com uma grande variedade de funções. Para mencionar algumas, dependendo do tipo de telefone celular que você escolheu: armazena informações de contato; mantém a agenda de compromissos atualizada; envia lembretes; prepara listas de compromissos; envia e recebe e-mails; jogos; envia mensagens de texto (sms); acessa a internet; assiste TV; calculadora interna; integração com outros dispositivos como receptor de GPS; MP3 Players, etc.

Os telefones celulares, operando em freqüência de rádio, trouxeram uma abordagem de inovação para minimizar a disponibilidade do spectrum RF. Agora, várias torres de telefones celulares são usadas para cobrir uma grande área geográfica. Cada torre (estação base) cobre uma área circular chamada de célula. Uma grande região é dividida em um número de células permitindo que estações de bases diferentes usem os mesmos canais/freqüências para comunicação. Isto permite que milhares e milhares de usuários de telefones móveis dividam bem menos canais.

Outro aspecto importante é que os telefones necessitam menos energia para transmitir e alcançar qualquer estação de base que cubra uma área menor. Reduzindo a força necessária para transmissão, reduz o tamanho da bateria e consequentemente o peso do telefone. Isto tem contribuído para a miniaturização dos telefones celulares que não seriam possíveis sem a tecnologia celular.

Quando você usa o seu telefone celular, as seguintes coisas acontecem. Primeiro o telefone localiza a estação base com o sinal mais forte e requisita um canal. A estação base permite o acesso ao canal e a chamada é então aceita. A chamada é então enviada para a rede do telefone local se for para um telefone comum, caso contrário ela será transmitida pela rede do celular. A chamada é então enviada para o seu destino pela rede do telefone.

Quando o telefone celular é ligado, SID (System Identification Code) no canal de controle equivale ao SID programado no telefone. Se o SID identifica, o telefone entende que a célula está se comunicando com o sistema local. O telefone envia um pedido de registro, junto com o SID e o MTSO mantém o curso da localização do telefone na base de dados. Caso o SID no controle não identifique o SID do seu telefone, então o telefone estará em roaming.

As três tecnologias comumente usadas pela rede dos telefones celulares 2G para a transmissão de informação são: acessos múltiplos da divisão de freqüência (FDMA); acessos múltiplos da divisão do tempo (TDMA); acessos múltiplos da divisão de códigos (CDMA).

GSM (sistema global para comunicação móvel) implementa TDMA para conectar com os específicos provedores de serviços em diferentes países. GSM usa um módulo para identificação do usuário (SIM). O SIM armazena todos os dados de conexão/identificação dos números necessários para acessar um provedor de serviço sem fio em particular.

Os protocolos padrão 2.5 G usados largamente são GRPS, EDGE entre outros. Alguns protocolos 3G mais recentes são: Universal Mobile Telecommunication Service (UMTS); Wideband Code - Division Multiple Access (WCDMA); High Speed Downlink Packet Access (HSDPA); Evolution Data Maximized (EVDO).

Alguns modelos populares de telefones celulares no mercado têm sido oferecidos por Nokia, Ericsson, Motorola, Samsung, LG, etc. Com cada modelo tendo sua própria variedade de coleções. O ano 2008 talvez seja revolucionário na história do telefone celular com O Nokia N-Gage 2, HTC Dream, Apple iPhone 2, BlackBerry Touchscreen, e o Sony PlayStation Phone que está sendo aguardado o lançamento.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/celular.php
Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Opções Para Celulares

Diferenças Entre Os Celulares Multi Chips E As Tecnologias Envolvidas

Dicas De Como Comprar Um Telefone Celular

Segurança Do Telefone Celular: Tudo Que Você Precisa Saber

O Omnipresente Telefone Celular

Telefone Sem Fio - Projetado Para Servi-lo Melhor

Mistérios Dos Telefones Celulares Baratos: O Que Significa Dual Sim?