ATÉ FMI RECONHECE JUROS ALTOS



CRIME CONTRA A ECONOMIA DO BRASIL

ÍNTEGRA DE MATÉRIA PUBLICADA HOJE NA FOLHA DE SÃO PAULO
LEIA COM ATENÇÃO...

"Juro alto torna Brasil mais vulnerável, diz FMI

" No momento em que o Banco Central brasileiro decide sobre novo aumento de juros, o Fundo Monetário Internacional diz que a principal vulnerabilidade do país hoje tem a ver exatamente com a taxa elevada que pratica na comparação com outros países.

Embora enxergue os países emergentes mais bem posicionados para enfrentar as dificuldades da atual crise, o Fundo diz que o Brasil está exposto a distorções e riscos em razão da forte valorização do real, que estaria diretamente relacionada ao juro alto: "A valorização contínua das moedas de alguns países, incluindo o real (...), pode significar um canal de vulnerabilidade caso haja picos de volatilidade no futuro", diz o FMI em relatório sobre a economia global.

O FMI vê o real valorizado principalmente em razão de operações conhecidas como "carry trade". O jargão denomina uma manobra financeira na qual os investidores tomam empréstimos em países nos quais a taxa de juros é baixa e aplicam o dinheiro em outros, onde o juro é bem maior.

Com o ganho, ele não só paga o empréstimo no país onde tomou o dinheiro emprestado como obtém grandes lucros.
As operações de "carry trade" no Brasil vinham concentradas em investidores que tomavam empréstimos no Japão e na Suíça.

Agora, os EUA também viraram nova fonte de recursos. Com seu juro básico em 2,25% ao ano, os EUA fornecem dinheiro barato a quem quer arriscar no Brasil, onde o juro básico é de 11,25%. Se o real se valoriza durante a operação, o ganho é ainda maior."
------------------------------------ -----------------
COMENTÁRIO : - ATÉ HOJE NÃO SABEMOS ONDE REALMENTE ESTÃO SENDO APLICADOS OS US$ 200 BILHÕES DE RESERVAS INTERNACIONAIS, A REMUNERAÇÃO RECEBIDA E JUROS PAGOS PELO TESOURO NACIONAL PARA MANTÊ-LAS. E o mais sério, como disse o Banco Mundial, a especulação financeira internacional está tomando empréstimos lá fora a 3% ao ano e aplicando aqui no Brasil, em títulos do Tesouro, com juros acima de 11% e ganho real anual acima de 300%. Não há economia que resista.É ou não é motivo suficiente para se aprofundar em uma fiscalização mais severa. Afinal,BILHÕES DE REAIS do erário estão sendo transferidos para especuladores e banqueiros. E A TROCO DE QUE ?
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias


Artigos Relacionados


Ó Brasil É A Melhor Isca Para Atrair Os TubarÕes Da EspeculaÇÃo Financeiros

Os Americanos NÃo EntrarÃo Em RecessÃo

Esclarecimentos Que O Banco Central Deve Dar Em 2008

Com DÍvida Treze Vezes Menor, Pagamos A Metade Dos Juros Do Tesouro Americano

NÃo Tem Justificativa Para Os Juros Altos Em 2008

InflaÇÃo, Juros E DÍvida Brasileira

Imprensa Brasileira E Outros Assuntos