A VERDADEIRA REFLEXOLOGIA



A VERDADEIRA REFLEXOLOGIA
Dr.Wagner Paulon

A idéia do reflexo remonta a Descartes que menciona em sua correspondência o caso do cão, que se fosse espancado inúmeras vezes ao som suave de um violino, acabaria fugindo apavorado sempre que ouvisse o violino,
O estudo do psiquismo humano foi encarado como o estudo do cérebro e de suas funções por Claude Bernard. O fundador da medicina experimental afirmava não poder haver órgão sem função, devendo por isso o estudo das funções e da anatomia do cérebro nos levarem ao exato conhecimento do psiquismo.
Sechenov, escrevendo sua obra "Os reflexos do cérebro" e Pavlov, com sua vida toda dedicada ao estudo dos reflexos, aprofundaram as idéias de Claude Bernard e elaboram uma doutrina completa e estruturada sobre o psiquismo, com base nos trabalhos experimentais de neurofisiologia.
Como base da doutrina reflexológica está a afirmação de que o psiquismo constitui-se numa gama infinita, variada e móvel, de reflexos condicionados que se formam, se apagam e se transformam, oferecendo uma trama firme e clara para o entendimento do psiquismo, como uma rede de reflexos condicionados que são passíveis de experimentação e de elaboração.
A reflexologia é pois o conhecimento do psiquismo através da neurofisiologia, do estudo experimental e prático do funcionamento do cérebro, no seu trabalho permanente de elaborar, construir, retificar e mudar reflexos condicionados, em elevado número, através dos longos anos da experiência vital de cada pessoa.
A reflexologia proporciona assim um melhor e mais documentado conhecimento do psiquismo humano normal, bem como deste psiquismo alterado, da sua psicopatologia e da compreensão e tratamento das doenças psíquicas.
A reflexologia deu também um novo impulso à hipnose, valorizando e esclarecendo, com maior profundidade, a eficácia e a base científica dos tratamentos e estudos nesta área.
Autor: Wagner Paulon


Artigos Relacionados


Psiquismo

O Psiquismo Doente

Psiquismo

O Psiquismo Doente

Lições Do Frei Albino Aresi: Do Psiquismo E CÉrebro

A InserÇÃo Da PsicanÁlise Na NeurociÊncia E Vice-versa - Parte Ii

Sindicato Dos Psicanalistas Do Estado De SÃo Paulo