Sua Família é Normal ?



Você conhece alguma família que não tem problemas de relacionamentos ? Essa é uma boa pergunta para pensarmos no que poderia ser uma família saudável ou não. Nenhum ser humano vive sem ter em algum momento feito comparações de como outras pessoas levam suas vidas em relação à sua própria.
Não existe critério universal que possamos dizer: Se minha família está de acordo com esse critério então ela é normal. Uma das maiores dificuldades no trabalho com famílias é justamente definir o que é normal ou saudável. Ao tentarmos fazer isso, inevitavelmente fazemos uso das comparações entre nossos pontos de vista e perspectivas do que acreditamos ou mesmo do que aprendemos ao longo da vida através das experiências e o que usamos para definirmos normalidade e saúde.
Será que ter uma família saudável é ter uma família que não se dispõe a ter conflitos entre seus membros ? Eu diria que não. Afinal o que faz uma família amadurecer em seus relacionamentos ? Eu diria sem sombra de dúvida que um dos principais fatores seriam justamente os conflitos, as crises.
Quando estou frente a frente com uma família ou mesmo com um ou outro membro dessa família que atravessa uma crise, procuro incentivá-lo(s) a usar essa crise como fator de crescimento pessoal ao invés de tentar dar soluções prontas (como se elas existissem). Crises são terrenos férteis para trabalhar aceitação e rejeição, pontos de vista diferentes, preconceitos, falta de habilidade social. Todos envolvidos se encontram de alguma forma sujeitos a se engajarem numa troca intensa que envolve emoções e oportunidades de amadurecimento.
Amigo(a) leitor(a), se você está passando por momentos de crise que envolve sua família, tenho algo de esperançoso a lhe dizer. Os membros de uma família, não estão separados pelas suas diferenças mas muito mais estão ligados por suas semelhanças. Não existe família normal, porque todos os indícios que alguém poderia usar para descrever uma família anormal, também são encontrados nas famílias ditas “normais”.
Para mim é uma questão de como a família lida com a crise e nesse aspecto todos os membros dela podem ser ajudados a fazer um melhor uso destes momentos visando seu amadurecimento. Sabe-se que o ser humano não é composto de uma única parte mas de várias, ele é um ser biológico, um ser psíquico, um ser social e um ser espiritual. É exatamente ai que devemos trazer nossas reflexões, nossos esforços em compreender os envolvidos sem a idéia de juízo ou mesmo partidarismo.
Quero lhe dar para finalizar algumas sugestões para reflexão:
a) Seja qual for a crise enfrentada, lembre-se ou faço dela uma oportunidade para aproximar os membros da família ou a crise acabará com a paz no lar.
b) Não busque culpados e inocentes, busque a forma mais adequada de juntos entenderem a situação e juntos buscarem soluções. Tenho visto ao longo dos anos que se perde muito tempo e energia com acusações e se investe pouco tempo em soluções que verdadeiramente proporcionam o crescimento de todos.
c) Na minha experiência lidando com famílias percebo que na maioria das vezes existe um alto grau de distorção de crenças e valores, ou seja, aquilo em que se acredita como verdade única, nem sempre o é.
d) Quando existe um alto grau de emoção na situação é melhor esperar os ânimos se acalmarem, pois normalmente as emoções tiram a capacidade das pessoas de raciocinarem mais claramente. Tenha paciência e aguarde (sem demorar muito) o melhor momento para ajudar.
Para concluir, quero incentivar a todos que lerem este breve artigo a valorizarem seus familiares, a desfrutarem de seu tempo juntos. Programem atividades comuns entre os membros da família (mesmo que alguém more na casa mas não tenha parentesco, deve ser incluído), invistam mais tempo em se conhecerem melhor, deixem sempre a janela do diálogo e da oportunidade de se tirarem boas lições abertas.

e-mail do autor: dgnegrao@terra.com.br
Autor: Daniel Granados Negrão


Artigos Relacionados


Família

Ó Querida!

Constelações Familiares E Organizacionais

Resenha Do Artigo ''cuidado Centrado Na Família E Sua Aplicação Na Enfermagem Pediátrica''

As Utilidades Do Conflito Dentro Da Empresa Familiar

Como Devemos Começar Da Maneira Correta Um Negócio De Família?

Minha Família é Importante