A ELETROTERAPIA TRANSCEREBRAL(Eletrossonoterapia)



A ELETROTERAPIA TRANSCEREBRAL(Eletrossonoterapia)
Dr.Wagner Paulon
1972 - 2008

A falta quase completa de literatura accessível e de divulgação de noticias relativas a Eletroterapia Transcerebral, fazem com que esse método, mais que atraente, continue praticamente desconhecido pela maioria dos psicanalistas, psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas.

Somente os poucos que dispõem de bastante tempo e recursos financeiros para poderem participar dos congressos internacionais especializados conseguem ficar atualizado com relação a esse sistema um pouco fora da rotina.

Quando se trata de remédios novos, por exemplo, os laboratórios encarregam-se da divulgação, mas quando surge um método tal como a "Eletrossonoterapia", que em principio, prejudica um pouco o interesse financeiro dos laboratórios, a divulgação é morosa, senão inexistente.

Movidos pelo desejo de fazer justiça a um método que visa, antes de tudo, a recuperação eficiente e sem riscos do paciente, nós pretendemos assumir o papel, talvez um pouco ingrato, de divulgadores do sistema.

O que é exatamente a Eletroterapia Transcerebral (popularmente chamada de "Eletrossonoterapia", ou ainda, simplesmente "Eletrossono")?

O tratamento em si consiste na aplicação de uma espécie de óculos (porta eletrodos) na cabeça do paciente, ao qual está ligado um gerador de pulsos eletrônicos específicos.

Esse gerador, que no nosso caso denominamos "Sonotron". Ele provoca um relaxamento geral no paciente, o qual, sob a influência quase imperceptível das correntes, perde a noção de tempo e tem seus sentidos atenuados.

Após duas ou três aplicações, normalmente esse estado se transforma num sono semelhante ao sono fisiológico, repousante. Por causa desse fenômeno, o processo é chamado "Eletrossono". Além dos sinais de sonolência, ou sono propriamente dito, a Eletrossonoterapia providencia efeitos bem mais profundos.

Para completar a descrição do método, mencionamos ainda que o tratamento consiste em geral de 20 a 30 aplicações de aproximadamente uma hora, de preferência em dias seguidos.

A grande vantagem do método é permitir, praticamente desde as primeiras aplicações, na maioria dos casos, a supressão total de um grande número de drogas utilizadas na quimioterapia, e por isto, podemos dizer que o Eletrossono é um "despoluidor" da medicina psicossomática.

O tratamento é absolutamente inofensivo, pois as correntes fraquíssimas que passam pelo Córtex cerebral são da ordem de microampères, que são apenas percebidos pelo paciente sob forma de leve formigamento, que em geral e considerado agradável, pois após os primeiros minutos induz nos mesmos uma espécie de torpor relaxante.

A altíssima eficiência da Eletrossonoterapia, que chega a registrar até 87% de resultados positivos, faz com que os psicanalistas, psiquiatras, psicólogos e psicoterapeutas que começaram a usar o método ou os pacientes que seguem o tratamento domiciliar, tornem-se seus adeptos fervorosos.
Autor: Wagner Paulon


Artigos Relacionados


Cirurgia Para A Cura De Hemorróidas: Qual Tratamento Utilizar?

A Ajuda Terapeutica Do Eletrossono Nas Psicopatologias

Quando Comparada A AspiraÇÃo Manual A VÁcuo, A Curetagem Uterina É Um MÉtodo Seguro No Tratamento Abortivo?

Resenha Livro: Eletroterapia Explicada: Princípios E Prática.

Tratamentos Anti-rugas Que Funcionam

Modalidade Avançada De Tratamento Da Depressão Com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva

(artigo Jornal Do Brasil). Ronco, Apneia Do Sono E Aparelhos Bucais.