Equipes: Como evitar o fracasso



Para evitar este problema, é preciso:

Escolher bem – Muitos problemas podem ser evitados quando são tomados os devidos cuidados na escolha dos profissionais. O momento em que se realiza um processo de recrutamento e seleção é crucial, pois evita a contratação de pessoas despreparadas, tanto para assumir as tarefas pertinentes ao cargo quanto para conviver em equipe.

A informação como base – Equipes realmente se desmancham quando o fator informação não é levado em conta. Pessoas sem informação ou portadoras de informações incompletas criam um verdadeiro tumulto dentro de uma equipe. Não é quem domina a informação que lidera, mas quem consegue transmiti-la de maneira eficiente.

Tempo – O fator tempo em falta sempre atrapalha quando não existe planejamento, logo, uma equipe que não trabalha sobre ações bem planejadas estará sempre apagando fogo ou correndo para compensar o prejuízo.

Motivação – Deve fazer parte do dia-a-dia da equipe. A forma de motivar é muito particular, vai variar de líder para líder. No entanto, buscá-la deve ser uma tarefa constante. Pessoas motivadas produzem mais e melhor!

Controle – Saber o que se passa já não é obrigação, trata-se de uma questão de sobrevivência. Hoje administramos muito mais a relação com as pessoas do que o trabalho/tarefas propriamente ditos. Portanto, manter o controle da situação é fundamental!

Conflitos – Eles existem, e sempre irão existir. Gerenciar o conflito é o que realmente acaba com ele. Ouvir pessoas separadamente, dar atenção a burburinhos, ficar checando a veracidades dos fatos... Enfim, tais posturas somente contribuem para fomentar problemas. Conflitos devem ser resolvidos de forma justa e definitiva.

O mais importante é acreditar em você!
Sua capacidade de liderar é o que realmente vai determinar o sucesso de sua equipe. É sensato estudar estes fatores, responsáveis pelo fracasso, e tentar se antecipar a eles. Lembre-se: Um homem prevenido vale por dois!
Autor: Débora Martins


Artigos Relacionados


Equipes De Alto Desempenho

De Vendedor A Líder De Equipe

O Líder

Um Profissional Indispensável

Comunicação é Poder!

Trabalhando Numa Equipe Bem Sucedida

Os Desafios Da Liderança Empresarial