O Busto De Getúlio Vargas



Na Praça de São Roque, bem perto do Poço e sôbre um singelo pedestal de alvenaria encontra-se, em bronze, o busto de Vargas.

Getúlio Dorneles Vargas,chamado carinhosamente pelo povo brasileiro de “GEGÊ”, nasceu em 19 de abril de 1883, na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul e faleceu em 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, onde suicidou-se.

Foi um grande estadista, chefe revolucionário, ditador e Presidente da República do Brasil. Foi cadete da Escola Preparatória e Tática de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; Promotor Público da Comarca de Porto Alegre; Deputado Estadual (de 1909 a 1912); Deputado Federal pelo R.G. do Sul em 1923; Ministro da fazenda do Governo do Presidente Washington Luiz (em 1926) e Governador do Rio Grande do Sul em 1928.

Candidato à presidência da República, perdeu para Julio Prestes em derrota que foi contestada. Com o assassinato de João Pessoa, seu companheiro de chapa, como Vice-Presidente, desencadeou-se a Revolução de 1930 e em 24/10/1930 assumiu o Governo Provisório.

Em 9/7/1932 ocorreu a Revolução Constitucionalista de São Paulo, subjugada por Vargas. Em 15/11/1933 foram realizadas eleições e em 16/7/1934 Vargas foi empossado como Presidente Constituinte. Em 1937 dissolveu o Congresso e criou o Estado Novo.

Em 1942 declarou guerra aos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão) e enviou as forças expedicionárias brasileiras à Itália.

Em 29/10/1945 foi deposto e recolheu-se ao Rio Grande do Sul, recomendando aos seus correligionários o nome do General Eurico Gaspar Dutra para Presidente da República, o qual foi eleito.

Em 1946 elegeu-se deputado e senador por diversos estados, entretanto, só em 1947 é que voltou ao Rio de Janeiro para ocupar uma cadeira no Senado, pelo Estado do Rio Grande do Sul.  Em 1950 retornou como Presidente da República.

Entre as suas principais realizações figuram a criação do Ministério da Aeronáutica, o Ministério da Educação eo Ministério do Trabalho. Criou também uma nova Legislação Trabalhista (a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho), a carteira de Identidade, a estabilidade no emprego aos 10 anos de serviço e os órgãos da Previdência Social, oferecendo a aposentadoria para os trabalhadores. Implantou também o desenvolvimento social, inaugurando a Cia. Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, a Fábrica Nacional de Motores e a Petrobrás.

Foi uma figura política altamente polêmica. Adorado por uns e detestado por outros mas, indubitàvelmente, a personalidade de maior destaque político de todos os tempos na História do Brasil.

Quanto à colocação do seu busto na Ilha de Paquetá, apesar da sua grande projeção política, muito pouca coisa sabemos, a não ser que foi ali colocado por um grupo de admiradores seus, sem nenhuma preocupação com quaisquer vínculos específicos de Vargas com a “Ilha dos Amores” e não conseguimos também levantar a autoria dessa sua escultura.


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Ser Como Ser...

A Criação

Não Há Impossível

Doze Lugares Chamados ‘paquetá’

A Espera (ii)

Embaixo Do Calçadão...

O Tempo Passa