Regra de Paladium, vende mais?



Como maçãs de ouro em bandejas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
(Provérbios 25:11)

Depois de um dia catando papel, Suzana foi até o homem que compra, mas ele não estava. Paciência, fica para amanhã. Pegou sua carroça cheia e foi tranqüila dormir sobre ela em uma praça de Copacabana. Algumas moedas que ainda dispunha serviram para comprar um cachorro-quente, a única refeição daquele dia.

Após respirar fundo e se acomodar em sua “cama-mesa-carroça”, abriu um “bocão” para devorar o alimento, quando um miserável esfomeado, implorava pela troca de mãos e de boca do sanduíche de salsicha.

Quer saber o que Suzana fez com o miserável? Posso dizer daqui a pouco? Obrigado!

Para os entendidos, as regras do relacionamento humano, têm a seguinte visão panorâmica:

01 - Contrapartida
Idiotizei-me e você muito me amou! Fingindo-se de imbecil, a pessoa ajuda as outras, agüentando suas maldades, vingando-se oportunamente.

02 - Nepotismo
Nomeia os parentes para cargos estratégicos, oprimindo os demais funcionários.

03 - Lata
Bajula a chefia e humilha os subalternos.

04 - Ferro
Antecipa-se em crueldade, não restando do que se vingar.

05 - Bronze
A vingança é o melhor da dança.

06 - Prata
Coloca-se no lugar da outra pessoa antes de tomar uma atitude.

07 - Ouro
Surpreende o próximo, antecipando-se em gestos de colaboração e bondade, que excedam a expectativa do ser humano.

Na Gestão de Negócios, e, mais especificamente em Vendas, há uma regra chamada de Ouro das Objeções, onde diz que todas as perguntas do cliente precisam ser respondidas.

Posso atender ao telefone - um instante - e continuar depois? Agradeço!

-- Oi!

-- Gilberto Landim, aqui é sua amiga Otchuko, sua palestrante favorita!

-- Que bom você me ligar! Estou justamente no meio de um artigo e você certamente me fornecerá a outra metade. Voz feliz! Conta! Qual é o sucesso?

-- Gil. Certa empresária, durante uma reunião perguntou se eu tinha muitas palestras para fazer e eu não respondi. Sobre um Manual de Conduta que eu também incluiria em meu curso, quis saber um monte de detalhes e eu também fui omissa e evasiva nas respostas. Foram as objeções apresentadas para assinar o contrato.

-- A regra de Ouro das Objeções em vendas, diz que somente pode ser removido um obstáculo, através de respostas capazes de esclarecer as dúvidas do cliente. Acho que existe uma falha nesta regra. Por exemplo: na área de treinamento, algumas respostas podem se tornar na passagem gratuita do conhecimento. Qual é a solução? Você sabe Gil?

-- Otchuko. O ouro é composto deste próprio metal, adicionado de outro componente. O ouro vermelho, se consegue com a liga de cobre e o amarelo com a de Paladium. São algumas das diversas variantes que consubstanciam os objetos fabricados com o nobre metal.

Quando o cliente enrubesce com os seus esclarecimentos e sinaliza a conclusão do negócio, estamos diante da regra de ouro com liga de cobre (ouro vermelho).

-- Entendi, Gil. Quando você nota que o cliente vai amarelar, - “pinta a Regra de Paladium” - fica subentendido que as respostas estarão contidas na própria prestação de serviços. Vou estacionar meu carro. Acabo de chegar na garagem do cliente. Tchau!

Tudo bem! Pensei. Acho que com a Regra de Paladium, ela vai tirar o pedido. Enquanto isso: vou comprar um cartucho para impressora na papelaria da Suzana. Quem sabe ela me conta o resto da história? Pensou que eu soubesse é?

-- Suzana, bom dia! Como terminou a história do cachorro-quente.

Levemente envergonhado, seu esposo, - ex-miserável - com um sorriso safado, disse que repartiram a comida, se juntaram à carroça e foram trabalhar juntos. Uma causa que ele ganhou na justiça, deu vida a uma papelaria tão bonita quanto o casal.

Um gato, amarelo, notando que eu era amigo da família, esfregou seu macio rabo em minha perna. Ainda arranjou tempo para miar gentilmente, antes de se despedir de mim, com esse afago, quando seu dono, pensando que ele me incomodasse ralhou:

-- Paladium, deixa o moço.

Otchuko procurou a empresária dizendo que as outras dúvidas que ela apresentava, seriam todas esclarecidas durante o próprio treinamento. Falou isso, entregando-lhe a caneta e o contrato que imediatamente foi assinado. É o que diz o “e-mail” que “to lendo”.

Caro Leitor:

Observados os princípios expostos, o que você pensa?

-- Regra de Paladium, vende mais?



---------------------------------------
Escrito por:
Gilberto Landim


Palestrante
[email protected]
www.vendasplus.com.br
www.vendasplus.com.br/palestrante/artigos.htm
gilbertolandim.blogspot.com/
Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


TÉcnicas De Vendas: Objeções Demonstradas Pelos Clientes No Ato Da Compra

Eubúlides

Machado De Assis - Criatividade - Plus

Carnaval Ou Lagadema?

Maurren Maggi E A Ciência Da Felicidade!

Comprar Ouro - Lógica

Feliz Ano Plus!