Glauco Velasquez



A biografia de Glauco Velasquez ainda está por ser escrita de modo correto, tendo em vista que a vida do compositor permanece envolta num grande mistério que parece Ter sido cultivado pela sua própria família. 

Consta que êle nasceu na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, em 23 de março de 1884 e que faleceu no Continente em 21 de junho de 1914. 

Para outros, porém, êle teria nascido na Itália, sendo filho de dona Adelina Alambary e de um tenor português de nome Ribas, que teria sido seu professor de canto. 

Na primeira infância Velasquez teria sido confiado à uma família italiana e depois teria sido trazido para o Brasil e passado por filho adotivo da sua mãe verdadeira, com quem viveu até o final da sua curta existência. 

Fez os seus primeiros estudos musicais no Instituto Nacional de Música. 

Sua primeira obra data de 1902, existindo entretanto uma cópia de uma peça sua para piano ("Pensando em Ti"), realizada por Luciano Gallet, que traz como data de composição o ano de 1891, o que é mais do que improvável, porque o compositor teria então apenas 7 anos de idade. 

Sua música está escrita em linguagem bastante moderna para a sua época, razão pela qual alguns críticos viram nela sinal do expressionismo e mesmo tendências para o atonalismo. 

Seus amigos músicos ficaram tão impressionados com a sua produção musical que, quando do seu falecimento, aos 30 anos de idade, constituíram a Sociedade Glauco Velasquez, com o objetivo de difundir a sua obra. 

De fato, pouco antes do seu falecimento, foi feito um movimento no sentido de ser obtida uma Bolsa de Estudos do Governo Brasileiro, cujo verdadeiro objetivo seria o de permitir ao compositor que se tratasse em algum centro suiço especializado em tuberculose, doença que provocou a sua morte prematura. 

Glauco Velasquez foi escolhido como Patrono da Cadeira nº 37 da Academia Brasileira de Música.


Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

SolidÃo...

História De João Medíocre

No Vale Terá Tura

Faces

Dama Da Noite

Maior LiÇÃo De Vida