Mãe, comprometa-se com a próxima geração



O dia das mães está chegando, muitas são as homenagens e os presentes que recebemos, apesar de muitas pessoas afirmarem que esta data tem apenas um objetivo comercial, sabemos que não é somente isso, no dia das mães relacionamento que estão quebrados são novamente reatados, surge a oportunidade dos filhos demonstrarem o carinho que muitas vezes é perdido em meio a correria do dia a dia, fica ressaltado também a importância da mãe na vida da família e da sociedade.
Acredito que tudo isto é muito válido e importante em nossas vidas, mas quero aproveitar essa data festiva para fazer uma reflexão sobre a importância do papel da mãe na história mundial, nas próximas gerações e principalmente nos projetos de Deus para a família.
Foi Deus quem criou a família, a família já existe mesmo antes da fundação do mundo, no céu já existia uma família muito especial: Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. Não se pode negar a força dos laços sanguíneos que liga as pessoas de uma maneira extremamente forte.
Dentro de uma família as posições são bem definidas e foram estabelecidas por Deus já na sua criação, A posição do pai como autoridade suprema e provedor dentro do lar , a posição da mãe como o pilar sustentador e construtora da próxima geração, e os filhos que são a alegria e continuidade do lar, nas Escrituras Deus chegou a fazer uma metáfora da família afirmando que o pai seria como o Sol, a mãe a Lua e os filhos a estrelas que alegram e enfeitam o céu. Com certeza há muitos que afirmam que as coisas não são bem assim, que a família evoluiu com o tempo, que a mulher ficou desvalorizada nos planos de Deus... Todos esses pensamentos são contrários ao que foi estabelecido pelo próprio criador da família, e estamos vendo na prática que essas alterações não tem dado certo, tem destruído lares, enfraquecido as famílias e comprometido seriamente as próximas gerações.
Eva foi a primeira mãe, Deus a criou para ocupar uma posição extremamente importante nos seus planos para a raça humana. Lá no Jardim do Éden Eva recebeu uma proposta: Se você comer desse fruto você terá o mesmo conhecimento que Deus, Você será igual a Deus. Deus já tinha dado a Eva algo que só Ele tinha, o poder de multiplicar, Satanás, um querubim de alta grandeza, mesmo caído de sua posição tem muitos poderes, mas o poder de multiplicar Ele nunca possuiu, por isso Eva era o seu alvo. Talvez Eva nem tenha se dado conta disto, talvez ela era como as muitas mulheres de hoje, que não ver grande importância em ser mãe, Mas nem por isso deixa de ser alvo.
Eva falhou nas responsabilidades que Deus delegou a ela, e as conseqüências de sua atitude foi trágica para toda a história da humanidade: a morte, até hoje, nós em nossa geração sofremos pelas atitudes de Eva. Bom isto foi há muito tempo, muito tempo mesmo, mas agora é a nossa vez, nós mulheres, Deus nos levanta hoje em nosso tempo, nos coloca numa posição de mãe e nós atribui as mesmas responsabilidades que no passado foram atribuídas a Eva, e não podemos ignorar que as nossas escolhas, atitudes e valorização daquilo que Deus coloca em nossas mãos será determinante nas próximas gerações.
Acreditar que Deus está preocupado em preparar a próxima geração é um pensamento sábio, no atual momento dá história conhecemos grandes homens e mulheres de Deus que estão dando continuidade ao projeto de salvação do Senhor, mas há um grande temor de que se esteja levantando uma geração fraca, por isto, hoje Deus está procurando uma mulher, uma mãe que queira ser usada pelo Senhor para trazer ao mundo grandes pregadores, adoradores, evangelistas, missionários, profissionais honestos, gigantes da fé.
Com certeza todas nós queremos ser esta mulher, mas olhamos apenas para o fato de sermos escolhidas como foi Maria para ser a mãe de Jesus, o que temos que observar é que Deus é rigoroso em suas escolhas, Deus tem o seu padrão de qualidade e não é qualquer mulher que está apta a fazer parte de seus projetos, a palavra diz que muitas são chamadas mas são poucas as escolhidas.
Vale ressaltar que as escolhidas são realmente privilegiadas, mas tem que pagar o preço de educar uma criança nos padrões de Deus em um mundo que vive nos padrões das trevas, não é fácil, é necessário renuncias, paciência, determinação e oração.
Tem que ser uma Mãe comprometida com a próxima geração, uma mulher que entenda que a sua atitude diária é fundamental para formar na criança um caráter de homem de Deus. Muitas horas são necessárias renunciar para dobrar seus joelhos e pedir: Senhor faça do meu filho um profeta, sem oração essa tarefa é impossível.
Perseverança para ensinar a palavra da vida , é importante plantar no coração de seu filho a semente da eternidade.
Criatividade, bate-papos para tirá-lo de frente dos programas de violência e sensualidades da televisão, um profeta tem que ter uma mente limpa.
Leva-lo sempre na igreja é fundamental, a Casa do Senhor tem que fazer parte dos melhores momentos de sua vida!
Hoje observando as mulheres verificamos que a família deixou de ser prioridade, mulheres que são conhecidas apenas pela beleza externa, algo que se desvanece a cada dia, a futilidade tem marcado muitas mães da nossa geração, que passam horas assistindo novelas enquanto seus filhos são criados a revelias, mulheres que colocam a culpa nas autoridades, nos professores, nos próprios filhos das conseqüências de sua negligência.
É tempo de ganharmos presentes e homenagens, mas também é tempo de mudança de atitude, pois não têm como nos enganarmos, Deus vai cobrar de nós mulheres, como ele cobrou no passado: Disse o Senhor Deus a Mulher: Que é isso que fizeste?. Gênesis 3.12.

Shirley Varjão
Autor: Shirley Varjão


Artigos Relacionados


Deus NÃo É Passageiro

Deus E A FamÍlia

Deus Sabia

CÂntico

O Reino De Deus é Virtude.

O Valor Da Mulher Cristã

I Samuel 1 - 1 A 18 - A Oração De Ana