Presente de Augusto!



Augusto é um personagem do extraordinário escritor suíço, Hermann Hesse. È um nome que tem grande significado para mim, pois por ele era chamado meu avô paterno, pessoa muito especial. Como poderia eu, deixar de achar lindo um nome que significa:

Elevado
Sublime
Magnífico
Magestoso
Respeitável
Venerando
Título concedido aos imperadores romanos para traduzir seu imensurável grau de pureza!

Hoje precisava tanto escrever um texto. Desejava ardentemente redigir algo referente a agradecimento. Minha surpresa foi grande ao me deparar com o comentário/artigo, que ganhei “de mão beijada”, por pura bondade de um importante Consultor. Veja a íntegra do presente:
Gilberto,
Li seus textos “posso vender mais?” e PAC
Vivemos no século XXI, mas , muito bem lembrado, tem empresas que estão no limiar de 1800 a.c e outras mais esforçadas, chegando ao ano de 600 a.c.
Em algumas empresas que visito fico tentando entender a cultura humana que está por trás da gestão. Por mais estranho que pareça, tem empresas que como conduta ainda seguem Código do Guru Hamurabi – “Olho por olho, dente por dente” – Vendeu, ganha, se não vendeu, não ganha. Se vender , ganha salário. Se não vender, tá no SAL da batida. Contrata-se para dada tarefa, demite por questões de relacionamento.
O problema desta abordagem de focar nas tarefas de empurroterapia de vendas, como diria Gandhi, “Olho por olho e todos vão acabar cegos”. Ou “Olhos nas vendas são vendas nos olhos.” E a empresa começa a ter crises de não enxergar nada no mercado, pois os vendedores ficam olhando só o que eles fazem, e principalmente, o que os outros vendedores estão fazendo. Os vendedores ficam cegos com as vendas nos olhos e não enxergam o RELACIONAMENTO com os clientes, mas focam apenas nas TAREFAS de atingir as metas de vendas e nas tarefas de como justificar as metas não cumpridas... Vender a qualquer custo, depois vender a qualquer preço e depois vender de qualquer jeito... Pô, mas isto não é nem miopia de marketing, é total cegueira...
E algumas fazem arqueologia administrativa e combinam a conduta acima com o Código do Guru Nabucodonosor – “Trabalhem para a cenoura.” –> TVC –> Trabalho = Vara e Cenoura.
O problema deste paradigma é que existem empresas ainda que acreditam que as pessoas trabalham pelo dinheiro, como o cavalo que corre atrás da cenoura na ponta de uma vara, do lado direito da equação. Senão, escolhem o lado esquerdo, o do Trabalho, que na sua origem se chamava tripalium de bolas, um chicote nas tripas dos escravos e aumentava-se a produtividade. Alguns malucos acham que se motiva alguém através do medo do chicote (desemprego, falta de grana, etc) ou pela cenoura (recompensa e de brinde, uma medalha ou a foto como melhor do mês...) Quem com o ferro fere, com o ferro estará ferrado.
Com certeza devemos deixar Hamurabi e Nabucodonosor para lá, respondendo à indagação "posso vender ainda mais?", mudando a mentalidade do trabalho, vara, cenoura, vendas nos olhos para uma mentalidade mais de colaboração e não de ameaças descabidas. Senão, quem fica no SAL da batida é a própria empresa... emPACada em velhos paradigmas ao avesso!
Como está no texto PAC “É necessário que a empresa implante um treinamento voltado para a conduta. Precisa imergir todos os colaboradores da companhia no bojo das condutas interna e externa.”, senão ocorre o afastamento dos clientes externos devido a ignorância dos clientes internos (força de vendas).
Boa semana ! sucesso !
Augusto Lopes Caldas


Minha filha Lorraine, nasceu no mês de agosto, que homenageia Augusto.

Alegro-me pela vida de pessoas tão necessárias à sociedade. E, é encabulado que agradeço esse Presente de Augusto.





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Escrito por:

Gilberto Landim

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www.vendasplus.com.br
Autor: Gilberto Landim


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