Positivismo



Positivismo é a filosofia baseada nos dados da experiência como a única verdade. O positivismo não acredita em forças transcendentais; é contra a metafísica se opondo, conseqüentemente, ao idealismo que acredita na introspecção e na formulação de idéias antes de ocorrer um fato. Enquanto o idealismo é a priori o positivismo é a posteriori. O positivismo acredita que ocorre primeiro um fato, e a partir daí a formulação de teorias. È uma filosofia cética, procura estudar coisas práticas e metódicas, como as leis que regem o homem e não a criação do homem, por exemplo.
Surgido no século XIX, tem como premissa a comprovação de algo a partir do método científico, seus fundamentos são baseados nas ciências. Acredita-se que o ser humano passa por três estágios durantes sua evolução: O 1º é o teológico, que explica os fatos por meio de vontades semelhantes às nossas; o 2º estágio é o metafórico, onde o homem projeta sua psicologia à natureza; e o 3º é o positivista onde a noção da causa é substituída pela noção da lei.
O positivismo é um pensamento que se restringe a um foco, não tem uma visão holística. Pois não procura saber a essência das coisas, mas saber as coisas. Não procuram a razão de sua existência e nem antes dela, e sim procura saber do ser de forma isolada. Se opõe a auto-análise e é muito mecanicista. Comparo-a ao futurismo (movimento da década de 20 do mesmo século) que restringia-se a máquinas. E esse é o pensamento positivista. Criou-se a religião baseada nela, onde os santos são substituídos por pensadores, como William Shakespeare. Não deixa nenhuma indagação para algo divino como Deus.
Obviamente que esse pensamento não pode se descartado, deve-se sim, ser aplicado em algumas situações, como qualquer corrente filosófica, têm-se que pegar um pouco de cada pensamento para compor a vida.
Autor: Cynnara James Brito da Silva


Artigos Relacionados


Conceito De Sociologia

O Pensamento Positivista Auguste Comte.

A Epistemologia De W.v.o. Quine

A Concepção Hermeneutica De Heidegger

De Augusto Comte À Sociologia

Antropologia Jurídica

A ReligiÃo Sob Um Outro Olhar