Estado e comunicação – Necessidade de uma prática inclusiva



A comunicação não é só direito, é uma necessidade humana. Pois este é um meio da sociedade interagir, garantindo assim o direito à informação, que desencadeará o controle social, isto só poderá ser feito em uma gestão participativa e conseqüentemente exercer a cidadania, onde está assegurado o direito e os deveres do governo e da sociedade.
Muitos reclamam do processo burocrático, mas este é o caminho legal para que os direitos e deveres sejam cumpridos. As leis existem para legitimar as ações do individuo e do estado.
A grande mídia é vista como vilã, pois esta pode dificultar o processo de comunicação, mas hoje se pode ter acesso aos veículos mais variados e que participem diretamente do cotidiano da comunidade. Exemplificando: a radio comunitária que é um canal de comunicação direto. E que tem um vinculo com a localidade e é uma realidade ao alcance da população.
Organizações internacionais vêem a comunicação como um meio essencial para a humanidade, levando-a ao progresso.
O que falta para sociedade é organizar-se e a partir daí ser ouvida, pois a forma que ela (sociedade) utiliza para ter vez são efêmeros e sem a participação de todos. O estado não dar subsídios para reivindicar e tentar esclarecer ou se informar de algo.

Políticas Públicas

Hoje em dia a sociedade tem mais conhecimento a respeito da cidadania o estado permite uma liberdade maior, isso devido ao processo democrático. Ou seja, o poder teoricamente, e algumas vezes na pratica, esta democratizado. Pois a sociedade detém informação ou vai de encontro a ela. Logo a comunicação é essencial, pois estabelece uma harmonia entre o povo e o poder, sendo as políticas públicas um meio mais participativo, e dentro desta eleger como prioridade a comunicação. Mas a comunicação na esfera governamental é vista como meio de atingir o povo; como marketing institucional e não com a finalidade de informar.
A comunicação completa cada uma das necessidades (saúde, educação, habitação...). Pois ela permite que estas tenham uma melhor funcionalidade, satisfazendo assim a sociedade, que ganha na eficiência e eficácia dos serviços públicos e o governo que garante o bem estar da população, cumprindo assim o seu papel.
Autor: Cynnara James Brito da Silva


Artigos Relacionados


A MÍdia E A QuestÃo Educacional

Comunicação E Educação

Resenha: A Modernidade E O RelaÇÕes PÚblicas

Tecnologias Da Comunicação Para A Educação

Diferentes Concepções De Estado: Estado Liberal ? Social Democrata Real ? O Estado Proposto Pelas Idéias Neoliberais

O Conselho Tutelar Como Meio De Participação Da Sociedade

A Participação Das Redes Formal E Informal No Processo De Comunicação Da Belagrícola