Participe e Faça a Diferença



Li um artigo que me chamou muita atenção, que numa pequena cidade do interior acontecia algo diferente e curioso.

Os poucos empresários empreendedores se reuniam a cada quinze dias para ler alguns artigos, assistir a um filme ou discutir casos de sucesso de empresas, ou seja, faziam um brainstorm ou Tempestade de idéias. O objetivo era dividir os conhecimentos e multiplicar as idéias.

O que eles conseguiam com isso? Muito entrosamento, amizade, confiança, sinergia e... futuros negócios. Só coisas boas, muitos se tornavam clientes uns dos outros.

Como sobra, abriam espaço para novas lideranças. Enquanto isso, numa cidade vizinha, a situação era totalmente inversa. Não havia líderes, nem boas idéias.

Os empresários desta outra cidade eram arrogantes, só pensavam em dinheiro e viam-se como rivais.

Quando alguém investia em novo negócio, ninguém era simpático e torcia contra o jacaré*. "Esse negócio não vai dar certo, em dois meses vai quebrar".

No mundo corporativo, só existem ganhos reais quando reina o ideal da mutualidade e da cooperação.

Nós, brasileiros, temos dificuldades em pensar e agir assim. Exatamente por isso, quando resolvemos nos unir e colaborar, encontramos o paraíso.

Ficamos fortes e torna-se menos difícil alcançar o sucesso.

Se estas idéias lhe fazem bem, então tome uma atitude empreendedora. Convide outros empresários para alguma atividade útil a todos.

Saia definitivamente da zona de conforto e da TOJA (Torcida Organizada do Jacaré), aquela em que as pessoas desejam que o galho quebre e o jacaré faça a festa. Sabe por quê? É que, um dia, pode ser que, em cima da árvore, esteja você.

O empreendedor do futuro é aquele que tem coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo empreendimento, de buscar novos conhecimentos, por si só, os melhores caminhos e ter auto-determinação.
Ele tem a vontade de proporcionar a todos a realização de seus sonhos e, desta forma, alcançar sinergia para conquistar um objetivo comum dentro do mercado global.

*Jacaré
São aquelas pessoas que vivem ao nosso lado dizendo que as coisas estão ruins, só vão piorar e que não vão dar certo. São aquelas para quem todo mundo é desonesto e mal intencionado. São aqueles que só falam mal dos outros e destilam maldades sobre os colegas de trabalho, amigos e parentes. Os Jacarés são aqueles que não participam de nada na empresa e ainda chamam os que participam de "puxa-sacos". São os chefes que só sabem criticar e nunca elogiar sua equipe.

* Brainstorming ou tempestade de idéias mais que uma técnica de dinâmica de grupo é uma atividade para explorar a potencialidade criativa do individuo, colocando-a serviços de seus objetivos.
Há 3 principais pontos no brainstorming:
- Encontrar os fatos;
- Geração da idéia,e
- Encontrar Solução

Pense nisso, motive a sua equipe e tome uma atitude vencedora, faça a difernça neste mercado global.

A participação é o caminho da democracia, e quanto mais ampla e profunda, melhor.
Autor: Paulo Barreto dos Santos


Artigos Relacionados


Executar Idéias Ou Ficar No Prejuízo?

Hino Do Clube Esportivo Naviraiense

Ideias De Negócios Lucrativos Para Uma Pequena Cidade

Dicas Para Um Empreendimento De Sucesso.

Brainstorming Do Presencial Ao Eletrônico, A Eterna Máquina De Produzir Idéias

Brainstorming – Do Presencial Ao Eletrônico, A Eterna Máquina De Produzir Idéias

Empreendedor - O Segredo Do Sucesso