COMO PROGRAMA MINHAS AULAS DE FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS, NA UVA, EM SOBRAL



UVA – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – Curso de Letras
DISCIPLINA: Fonética e Fonologia, 60 h/a - Prof. Vicente Martins
Período: 04 de junho a 11 de setembro de 2008

PROGRAMAÇÃO DE AULAS
Leituras Orientadas:

Textos Bibliografia compulsada
1. NETTO, Waldemar Ferreira. Introdução à fonologia da língua portuguesa.São Paulo: Hedra, 2001. p.31-139.
2. SILVA, Thaïs Cristófaro. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 11-47; 117-182.
Ordem das aulas
Meses letivos Dias letivos
CH
Atividades Acadêmicas
Quarta Quinta
1. 2. Junho 04 05 04 Unidade I – Fonética, Fonologia e Ortografia no âmbito da Gramática Normativa. Exposição oral do professor sobre seu plano de docência: programa de disciplina e programação de aulas da disciplina Fonética e Fonologia do Português e seu lugar na formação do profissional de Letras.
3. 4. Junho 11 12 04 Unidade I – Fonética, Fonologia e Ortografia no âmbito da Gramática Normativa. Exposição oral do professor sobre a abordagem tradicional e normativa do ensino de fonética, fonologia e ortografia da língua portuguesa. Os principais conceitos dos estudos fonéticos, fonológicos e ortográficos. Material selecionado pelos alunos.
5. 6. Junho 18 19 04 Unidade I – Fonética, Fonologia e Ortografia no âmbito da Gramática Normativa. Leitura, discussão e seminário temático, através de grupos de estudos, sobre a abordagem tradicional e normativa do ensino de fonética, fonologia e ortografia da língua portuguesa. Os principais conceitos dos estudos fonéticos, fonológicos e ortográficos. Material selecionado pelos alunos
7. 8. Junho 25 26 04 Unidade II – Fonética Articulatória: produção dos sons na língua portuguesa. Estudo dos principais conceitos da Fonética Articular, particularmente, os relacionados com os órgãos ativos e passivos do Aparelho Fonador. Tomaremos como referência Texto 2.
9. 10. Julho 02 03 04 Unidade II – Fonética Articulatória: produção dos sons na língua portuguesa. Estudo dos principais conceitos da Fonética Articular, particularmente, os relacionados com os órgãos ativos e passivos do Aparelho Fonador. Tomaremos como referência Texto 2.
11. 12. Julho 09 10 04 Unidade II – Fonética Articulatória: produção dos sons na língua portuguesa. Estudo dos principais conceitos da Fonética Articular, particularmente, os relacionados com os órgãos ativos e passivos do Aparelho Fonador. Tomaremos como referência Texto 2.
13. 14. Julho 16 17 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
15. 16. Julho 23 24 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
17. 18. Julho 30 31 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
19. 20. Agosto 06 07 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
21. 22. Agosto 13 14 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
23. 24. Agosto 20 21 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
25. 26. Agosto 27 28 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
27. 28. Setembro 03 04 04 Unidade III – Formação da fonologia da Língua Portuguesa. Exposição oral do professor sobre os critérios fonéticos para a classificação das vogais e consoantes da língua portuguesa. Seminários Temáticos sobre tópicos dos estudos dos segmentos consonantais e vocálicos e categorias descritivas da fonética e fonologia da língua portuguesa.
29. 30. Setembro 10 11 04 Unidade– Revisão dos principais tópicos da disciplina Fonética e Fonologia do Português. Auto-avaliação oral do professor e alunos e avaliação autêntica dos alunos sobre seu desempenho na disciplina Fonética e Fonologia do Português.
Período para aplicação de NAF e resolução de pendências de notas de alunos: 17 a 25 de setembro de 2008.
Autor: Vicente Martins


Artigos Relacionados


Como Organizo O Programa Da Disciplina FonÉtica E Fonologia Do PortuguÊs, Na Uva, Em Sobral

As Particularidades Entre A FonÉtica E A Fonologia

A Importância E Aplicabilidade Prática Da Fonologia E Estrutura Verbal Da Língua Espanhola

A Contribuição Da Fonologia Para A Alfabetização

A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada

Proposta De Minicursos Na Área De Letras

Como é Possível Avaliar Os “erros” De Escrita Das Crianças No Processo De Alfabetização?