O futuro da administração



Como você imagina o futuro da gestâo?

Projete seu pensamento uma ou duas décadas à frente e pergunte-se: Como as empresas mais bem-sucedidas de amanhã serão organizadas e administradas?

Que práticas de gestão novas e heterodoxas irão diferenciar a vanguarda da velha guarda? O que os gestores das empresas líderes estarão fazendo ou não que surpreenderia os líderes empresariais de hoje?

O que será diferente na maneira como as empresas gerenciam a capacidade, distribuem recursos, desenvolvem estratégias e avaliam o desempenho?

Assim começa o novo livro "The Future of Management" , lançado no último trimestre de 2007, pela Elsevier Editora.

Em português, o livro chama-se "O futuro da Administração".

Escrito por Gary Hamel, professor de gerência estratégica e internacional na London Business School, ganhador do prêmio McKinsey e consultor de inúmeras empresas, dentre elas a Motorola, Ford, Eastman Kodak, AT&T e Dow Chemical.

Neste novo livro, o autor procura responder a pergunta: o que realmente estimula o sucesso de longo prazo de uma empresa?

Não é a excelência operacional ou novos modelos de negócios, mas a inovação em gestão – novas maneiras de reunir talentos, distribuir recursos e formular estratégias.

No século passado, grandes avanços na “tecnologia de gestão” permitiram que algumas empresas – incluindo General Electric, Procter & Gamble e Visa – cruzassem novos limiares de desempenho, e construíssem vantagens de longo prazo. Ainda assim, falta à maioria das empresas um processo disciplinado de inovação em gestão.

Em O futuro da Administração, Gary Hamel, afirma que as empresas precisam, mais do que nunca, de ousada inovação em gestão. O modelo atual – centrado em controle e eficiência – não é mais suficiente em um mundo em que a adaptabilidade e a criatividade impulsionam o sucesso empresarial.

Prático e profundo, O futuro da administração oferece exemplos de um grupo de elite de pioneiros da gestão moderna – empresas que desafiaram os dogmas de gestão, e estão colhendo os benefícios.

Prepare-se para se libertar dos grilhões dos dogmas de gestão do passado. Os vencedores de amanhã serão as empresas que começarem hoje a inventar o futuro da administração.

Em seu livro mais polêmico até hoje, Hamel fala sobre crenças herdadas, as quais impedem que as empresas do século XXI superem novos desafios. Com uma análise incisiva e exemplos eloqüentes, ele explica como transformar sua empresa em uma inovadora em gestão.

Ao longo do livro, Hamel revela:

* Os desafios cruciais que determinarão o sucesso competitivo em uma época de acelerada mudança.

* Os efeitos prejudiciais de nossas crenças de gestão remanescentes de outra época.

* As práticas de gestão anticonvencionais, que geram resultados de sucesso em empresas pioneiras.

* Os novos princípios que toda empresa deve incorporar ao seu DNA de gestão.

* O potencial da Web de destruir práticas antigas de gestão.

* As medidas que sua empresa pode tomar agora para criar sua própria vantagem de gestão.

Extremamente voltado ao pensamento para inovação nesta última década, Hamel, já no prefácio do livro, coloca uma situação para reflexão, muito interessante:

"Em 1968, na véspera de Natal, o módulo de comando da Apollo 8 tornou-se o primeiro objeto construído pelo homem a orbitar ao redor da Lua. Durante sua jornada de volta para a Terra, o filho de um controlador de solo perguntou ao pai: "Quem está pilotando a espaçonave?" Quando a pergunta foi transmitida à tripulação que retornava para casa, o astronauta Bill Anders respondeu: "Acho que Sir Isaac Newton está no comando agora."

A exemplo desse jovem curioso, eu gostaria de fazer uma pergunta: Quem está comandando sua empresa? Talvez você fique tentado a responder, "o CEO", ou "a equipe de executivos", ou "todos nós da administração intermediária". E você estaria certo, mas essa não seria toda a verdade.

Em grande parte, sua empresa está sendo administrada, neste exato momento, por um pequeno grupo de teóricos e profissionais que já morreram há muito tempo, e que criaram as regras e convenções da gestão "moderna", nos primeiros anos do século XX.

Eles são os poltergeists que habitam na máquina bolorenta da gestão. São suas prescrições, que se repetem ao longo de décadas, que moldam, de forma invisível, a maneira como sua empresa aloca recursos, estabelece orçamentos, distribui poder, recompensa os funcionários e toma decisões.

A gestão está ultrapassada

Segundo Hamel, o que restringe o desempenho de uma organização não é o modelo de negócios, não é o modelo operacional, mas sim o modelo de gestão.

Por isso neste livro, o autor tem como objetivo mostrar como se tornar um pioneiro da gestão no século XXI, equipá-lo para reinventar princípios, processos e práticas de gestão para a nossa era pós-moderna.

Inteligência Coletiva

"Todo mundo sabe que, na maioria dos casos, um grande grupo é mais inteligente que um pequeno.

Então por que tantos executivos relutam em aproveitar o poder da inteligência coletiva? pergunta Hamel.

São 251 páginas de uma leitura bem agradável.
Autor: Alfredo Passos


Artigos Relacionados


Análise Da Aplicação Da Gestão Por Processos

O Futuro Da Administração 2

Afinal, O Que Vem A Ser Gestão Empresarial?

Gestão De Empresas De Internet

Teoria Clássica Da Administração- O Trabalho De Fayol

Gerenciamento De Desempenho Empresarial : Quatro Conceitos Importantes

Gestão Organizacional