O Desafio de Motivar Pessoas



Muito se fala em motivação em palestras, workshops e treinamentos, mas pouco se faz de concreto para motivar nossas equipes no dia a dia. Existem várias formas de proporcionarmos a motivação em nossas organizações mas neste artigo vou compartilhar uma forma simples e objetiva para iniciarmos este processo.

Devemos “delegar desafios” aos nossos liderados, isto é, delegar tarefas que exigem competências maiores do que eles já possuem. Se um problema ou projeto exige um nível de competência grau 5 para sua solução ou execução, devemos delegar esta atividade a uma pessoa que possui grau 4 das competências necessárias. Este processo de dar atividades que exigem habilidades maiores que os funcionários possuem, os motivam a se desenvolverem para conquistarem o objetivo estabelecido e se desenvolvendo as pessoas se sentem satisfeitas e motivadas dentro da organização.

De acordo com uma pesquisa da revista Exame – Melhores e Maiores Empresas para se Trabalhar, o aprendizado e desenvolvimento profissional é o segundo fator mais importante para satisfazer e motivar os funcionários dentro da empresa, portanto sua prática é fundamental para mantermos uma equipe motivada.

Este processo motivacional, não deve ser aplicado somente em equipes, nós devemos aplica-la em nós mesmos, estabelecendo desafios maiores que nossas habilidades. O auto-desafio tem um grande poder de transformação, pois buscaremos conhecimentos para atingir e superar nossos desafios.

Existem algumas armadilhas neste processo. Muitos líderes acabam entregando atividades para um liderado com competência grau 4, atividades que necessitam habilidades de grau 6 e 7, sem conhecer o potencial de amadurecimento deste colaborador. Neste momento pode ocorrer a ansiedade e o distresse ( stress patológico ) que resultará o efeito contrário, isto é, desmotivação total da pessoa.
Outro grande problema neste processo motivacional é o que chamamos de “delargar”, uma variação “alien” do verbo delegar. Sabendo que o funcionário não possui as habilidades necessárias para execução das tarefas, o líder precisa acompanhar o projeto através de reuniões regulares, incentivando o colaborador caso ele esteja no caminho certo ou redirecionando o liderado, corrigindo eventuais erros cometidos, antes da conclusão do projeto.

Na mesma pesquisa da Exame, comentada acima, o primeiro fator de motivação e satisfação dos funcionários nas empresas é a aprovação ou redirecionamento dos líderes que pode facilmente ser aplicado através do feedback positivo ou feedback de desenvolvimento.

“Delegar Desafios” é fundamental para mantermos a equipe com os motivos necessários para a ação. “Delegar Desafios” é uma forma simples e econômica de desenvolvermos nossa equipe, dando a eles a oportunidade de crescimento, aprovando e orientando-os a cada tarefa concluída, gerando o incrível sentimento de satisfação pelo dever cumprido.

Acesse nosso site e conheça nossos treinamentos para desenvolvimento de líderes e equipes de alta performance.

www.portalfox.com.br
Ricardo Piovan - Consultor Organizacional
[email protected]
Autor: Ricardo Piovan


Artigos Relacionados


Uso Correto Do Feedback Garante Bons Resultados

Líder: Estilos Diferentes Para Liderados Diferentes.

Líder: Estilos Diferentes Para Liderados Diferentes

Pratique A Arte Da Delegação

Saiba O Que É GestÃo De Pessoas

Por Que Os Funcion'arios Se Demitem ?

Feedback - Uma Ferramenta Para Líderes E Liderados