Criatividade Profissional



Todas as novas realizações não dependem exclusivamente da contribuição de umas poucas pessoas talentosa. Ao contrário, representam, agora e no futuro, a soma de contribuições de milhares e dezenas de milhares de pessoas que exercem quaisquer atividades profissionais.

Nascem as contribuições quando o individuo se sente compelido a desenvolver e exercer seu talento confrontado com seus concorrentes. Hoje a concorrência entre empresas está cada vez mais, crescente e acirrada.

Com o advento da web esta concorrência é muito mais rápida e exigem de seus gestores muito mais informação e conhecimento. Entretanto a grande maioria fica absorvida com seus compromissos diários, e esquece de monitorar a concorrência e de colher destes mesmos compromissos, dados que podem contribuir para um melhor atendimento e fidelização dos clientes atuais.

Ser criativo não é apenas criar algo novo, mas dar para algo que já vem sendo usado uma nova diretriz. O que não é visto com bons olhos pelos sectários da mesmice, pois para estes o que vale é a filosofia de botequim _ "Em time que está ganhando não se mexe".

Podemos ser criativos prestando um atendimento diferenciado para nossos clientes e por três bons motivos, os quais podemos dividir em os de ordem material, intelectual e espiritual.

Os de ordem material são para quem quer garantir seu emprego, pois em um mercado altamente competitivo não há outro caminho para lucrar, se não for satisfazendo plenamente seus clientes.

Os de ordem intelectual são para quem quer crescer como, pessoas, pois servir bem cria formas naturais de marketing, o marketing boca a boca.

Os de ordem espiritualistas são para os que acreditam que servir o cliente é uma maneira de servir o próximo e que isto pode trazer um crescimento de ordem espiritual.

Criatividade profissional é saber ou pelo menos procurar saber como prestar um ótimo atendimento ao cliente e isto se faz prometendo o certo nunca o duvidoso:

1. Aquilo que você promete é o que pode cumprir
2. Sei porque estou prometendo esta data ou este produto?
3. Posso prometer isto?
4. As pessoas envolvidas podem cumprir o que eu estou prometendo aqui e agora?
5. De quem é a responsabilidade?
6. Se você pode fazer um serviço em quatro dias, prometa a entrega para seis dias e entregue em cinco. Pois com este artifício, ao mesmo tempo, você encanta o cliente e evita aborrecimentos isto é criatividade profissional.

Na verdade todos nos sabemos que prestar um bom atendimento ao cliente não é fácil, pois cada pessoa é única, e o que agrada a um grupo muitas vezes, desagrada a outro, pois estabelecer medidas para a solução dos problemas de atendimento exigem muita criatividade que pode ser estimulada através de perguntas e respostas internas dentro da empresa.

Em um mundo de tremenda concorrência, devemos assumir corajosamente os riscos: se não o fizermos, outros o farão e, então, serão eles os premiados, o bastante para obrigar-nos a esforçarmo-nos arduamente para reconquistar o tempo perdido.

Pois o cliente perdido, este dificilmente você recupera, pense nisso criatividade todos temos use.
Autor: Francisco Amado


Artigos Relacionados


Atendimento - Um Momento Eterno

O Bilhão Da Criatividade

Marketing De Relacionamento

Vendendo Com Eficiência E Eficácia

Você Já Foi Bem Atendido Hoje?

O Que é Excelência No Atendimento?

Cadê O Cliente Que Estava Aqui?